O segmento de sedãs médios premium, hoje dominado pelos alemães Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, acaba de ganhar um rival de peso. O novo Jaguar XE foi anunciado recentemente pela fabricante britânica no mercado brasileiro e chega em quatro versões, com preços que partem de R$ 169,9 mil, para se posicionar ainda como o automóvel mais barato da linha da empresa.
O Jaguar XE se sobressai pelo visual agressivo, com direito a faróis espichados na dianteira, com xênon e LEDs diurnos em formato de “J”, e lanternas traseiras com linhas horizontais em LED, inspiradas no superesportivo F-Type. No interior, o sedã conta com design “Riva Hoop” no painel, com um arco envolvente no painel e nas portas.
Por aqui, o Jaguar XE está disponível com o motor 2.0 litros Si4 Turbo a gasolina, que desenvolve 240 cavalos de potência e 24,5 kgfm de torque, associado a um câmbio automático ZF de oito marchas e tração traseira.
A linha conta ainda com um propulsor V6 supercharged de 3.0 litros, que rende 340 cv e 34,6 kgfm, também com transmissão de oito velocidades e tração no eixo traseiro. Com esse conjunto, o Jaguar acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.
Nos diferenciais, o Jaguar XE traz uma nova arquitetura modular da marca, que combina uma série de materiais, como alumínio, metal de alta resistência e magnésio. Ligas de alta resistência, em alumínio AC300 e AC600, são utilizadas nas colunas A e nas estruturas dianteiras e traseiras, enquanto as colunas B são em alumínio reforçado com aço resistente.
Na suspensão, o modelo usa sistema Double Wishbone na dianteira e Integral Link na traseira, enquanto os freios são de alta performance (com 325 mm ou 350 mm na dianteira e 325 mm na traseira). O carro conta com o sistema de vetorização de torque (que reduz a possibilidade de o carro sair de frente nas curvas, freando de forma suave e individual as rodas de dentro, trazendo a dianteira de volta para o trajeto adequado).
O Jaguar XE traz também o sistema All Surface Progress Control de gerenciamento de tração, parecido com um controle de cruzeiro de baixa velocidade, capaz de manter a aderência em qualquer situação. O sistema funciona entre 3,6 km/h e 30 km/h. Definindo uma velocidade, o motorista se concentra no volante e o carro cuida do restante, garantindo um suave progresso sem derrapagem e sem a necessidade de o condutor tocar os pedais.
O XE Pure, o mais barato da linha, conta com bancos em couro Luxtec, volante multifuncional em couro granulado, sistema start/stop, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, faróis xénon com LEDs diurnos, sistema de som com seis alto-falantes, sistema de navegação, All-Surface Progress Control, Jaguar Drive e sensor de estacionamento.
No caso do XE Pure Tech, disponível por R$ 177 mil, há a mais teto solar elétrico, câmera de ré e sensor de chuva.
O Jaguar XE R-Sport, com preço de R$ 199,9 mil, agrega para-choques esportivos, saias laterais, rodas aro 18 nas cores preta ou prata, bancos em couro Taurus com opções bicolores, emblema “R-Sport” no volante e nas soleiras das portas, suspensão recalibrada, faróis de xênon adaptativos com assistente de farol alto, bancos dianteiros com memória, som Meridian com 11 alto-falantes, subwoofer e 380W de potência e volante com ajuste elétrico.
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Já o Jaguar XE S, o único da linha com o motor V6, por R$ 299 mil, traz ainda bancos esportivos em couro Taurus e Alcântara (ou inteiramente em couro), acabamento em fibra de carbono e preto piano, soleiras das portas com a inscrição “S”, pedaleiras de alumínio, para-choques exclusivos, aerofólio traseiro, rodas de 19 polegadas, pinças de freio vermelhas, sistema head-up display a laser, Keyless Entry, sensor de estacionamento 360º, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha a ré.
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