A Jaguar apresentou nesta sexta-feira (29) a nova linha do XF, que traz como principal novidade um novo motor que usa a tendência do downsizing, e estará disponível nas concessionárias europeias da marca a partir do segundo semestre. O bloco vem equipado com o novo câmbio automático de oito marchas, desenvolvido pela alemã ZF.
Debaixo do capô o sedã guarda o propulsor V6 3.0 litros turbo, que substitui o antigo V8 5.0 aspirado. O motor tem capacidade para desenvolver 340 cavalos de potência e 45,8 mkgf de torque máximo, que faz o Jaguar XF acelerar de 0 a 100 quilômetros por hora em 5,9 segundos. Com o novo aparato mecânico, o novo XF V6 roda 10,6 km com um litro de combustível, número 14% menor em relação ao modelo anterior, que usava câmbio de seis marchas.
O Jaguar XF na linha 2013 também será comercializado com três outros tipos de motores, o turbodiesel i4 de 2.2 litros, o turbodiesel V6 de 3.0 litros e o V8 de 5.0 litros movido à gasolina. Além da nova mecânica, o XF recebeu mudanças no interior, com direito a um novo sistema multimídia Meridian com 825W de potência e 20 alto-falantes na versão mais cara e um novo navegador GPS.