Ícone do site BlogAuto

Jaguar adere aos utilitários esportivos com o C-X17

Jaguar C-X17

A Porsche tem, a Maserati quer, então por que a Jaguar não pode lançar o seu utilitário esportivo? Foi o que ela fez no Salão de Frankfurt nesta terça-feira. O Jaguar C-X17 é um conceito ainda não confirmado para produção, mas ninguém é ingênuo de ignorar o potencial de vendas dessa categoria. Simplesmente irresistível.

E foi-se o tempo em que esse tipo de veículo poderia ser um sacrilégio para marcas tradicionais. Hoje, a despeito de alguns fãs xiitas, a galera (rica, claro) se esbalda em ter um jipão de luxo ainda mais de uma grife famosa.

Jaguar C-X17

No caso da Jaguar, até que demorou para alguém dar o ‘start’ de um SUV da marca. Parceira da Land Rover, a marca inglesa tem tudo facilitado nesse sentido: plataformas, motores, know-how. Não é à toa que o Jaguar C-X17 bebe lá na fonte dos novos Ranger Rover

Mas o SUV da Jaguar é grandão, com entreeixos de 2,9 m, o que o coloca na categoria do BMW X5, Audi Q7 e, sim, o “Martinho Lutero” dos SUVs de luxo, o Cayenne, horror confesso dos fanáticos pela Porsche.

Jaguar C-X17

E o Jaguar C-X17 não é um SUV qualquer. Tem chassi de alumínio e estrutura modular, que deve dar origem a outros modelos de tamanhos variados. Usará a nova família de motores que as duas marcas desenvolvem para serem potentes e econômicos além de pouco poluentes.

Jaguar C-X17

Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?

Claro que a Jaguar guardou a maior parte das novidades para uma próxima oportunidade que pode se dar com seu novo sedã médio premium, anunciado ao mesmo tempo que o C-X17. O modelo herdará a maior parte dessas inovações e virá em 2015 para ocupar o lugar que um dia foi do Jaguar X-Type, o esquecível sedã baseado no Ford Mondeo que a Jaguar engoliu nos tempos da Ford. É, os tempos são outros na marca britânica.

Jaguar C-X17

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Sair da versão mobile