Em março de 2012, a JAC Motors completará um ano de atividades no mercado brasileiro. E para “comemorar”, Sergio Habib apresentará o sedã médio J5, que chega com a árdua missão de concorrer com Honda Civic, Toyota Corolla, Kia Cerato, Volkswagen Jetta, etc.
O chinês utiliza um propulsor de 1.5 litro (a gasolina) que entrega 125 cv de potência. O preço deverá ficar na casa dos R$ 55 mil, similar a de modelos inferiores, como Honda City e Ford Fiesta.
A lista de equipamentos do JAC J5 seguirá a receita dos irmãos J3/Turin e a recém-lançada J6. O três-volumes virá equipado com duplo airbag, freios ABS com EBD, trio elétrico, direção hidráulica, keyless, retrovisores eletrocrômico, rodas de liga-leve aro 16, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital, sistema multimídia com entrada USB e seis alto-falantes e volante revestido em couro.
As dimensões do modelo surpreendem. Quando comparado com o Honda Civic, o J5 tem 11 cm a mais no comprimento, 2,3 cm a mais na largura, 1,5 cm na altura e entre-eixos 1 cm maior. A capacidade do porta-malas também é superior. Enquanto o local das bagagens do japonês tem 340 litros, o do chinês oferece 460 litros. Já quando o assunto é peso, o JAC é mais “obeso”. O Civic tem 1.250 kg e o J5, 1.315 quilos.
A JAC não planeja ofertar até então a opção de câmbio automático para o J5, porém, recompensa com o design atraente do sedã, similar a de outros dos seus modelos.