Davi Fugimoto especial para o BlogAuto – Com preço sugerido de R$ 153.500 o JAC iEV40 faz sua estreia no mercado brasileiro cercado por grande expectativa. Pertencente a um “time” de produtos que garante o protagonismo da JAC Motors nesse recém-criado segmento de mercado, uma vez que ele chega com outros quatro modelos, o SUV médio iEV40 já é conhecido pelo consumidor brasileiro.
Derivado do T40, SUV concebido inicialmente para ser produzido no Brasil e lançado em agosto de 2017, a versão 100% elétrica da JAC Motors carrega consigo todas as vantagens de custo e tempo de reposição de peças por compartilhar carroceria com o modelo equipado com motor térmico.
A grande estrela do iEV40 é o conjunto motriz. Dotado de baterias Samsung com 40 kWh de capacidade máxima de carga, com sistema de refrigeração (mantém a eficiência de operação por não permitir que altas ou baixas temperaturas externas interfiram nos módulos), o SUV médio da JAC possui um motor com 115 cv de potência e 27,6 kgfm de torque.
Com essa receita, mesmo dispondo de peso em ordem de marcha de 1.460 kg, o iEV40 é extremamente eficiente em duas grandezas geralmente incompatíveis em carros com motores a combustão: ele é muito econômico e, ao mesmo tempo, oferece um desempenho empolgante.
Capaz de circular por trechos urbanos com média de consumo de 7,7 km/kWh, o iEV40 pode ser ainda mais econômico. Ensaios realizados no Brasil com acelerações brandas, ar-condicionado desligado e opção ECO acionada (aumenta o poder de regeneração do i-Pedal para incrementar a recarga da bateria) renderam uma autonomia total de mais de 350 km.
Capaz de rodar 300 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 13 kWh por 100 km, o iEV40 é um dos modelos elétricos mais eficientes e econômicos do mundo. Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio (há variação por Estado brasileiro) de R$ 0,55 por kW, consumidor desembolsará R$ 22. “Encher o tanque” por esse valor e rodar 300 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado seis vezes menor do que um modelo com motor térmico!
Se o cliente que adquirir o iEV40 optar por instalar o Wall Box – equipamento produzido pela EDP Brasil, uma das líderes mundiais em distribuição de energia, e instalado diretamente na rede elétrica da residência de quem compra o carro, o carregador vai elevar a carga de 15% a 80%, por exemplo, em menos de 4 horas. Esse consumo de energia equivale ao uso de um aparelho de ar-condicionado, por exemplo. Ou mesmo de um eficiente chuveiro elétrico.
Já o custo de manutenção é um capítulo à parte. Devido à racionalidade do projeto de um modelo elétrico, há uma infinidade de autopeças que não faz parte da arquitetura construtiva do iEV40, o que, além de simplificar o processo de montagem do veículo, acaba barateando seu custo de manutenção. Para se ter uma ideia, as revisões do SUV médio da JAC, entre 10.000 km e 60.000 km, totalizam menos de R$ 650, o que é seis ou sete vezes mais em conta do que SUV´s similares com motorização tradicional.
Os 27,6 kgfm de torque garantem arrancadas vigorosas, praticamente o igualando a modelos esportivos. E aqui é necessário realizar uma explicação do porquê que isso ocorre: um motor a combustão, por princípio, entrega uma faixa de torque em formato de parábola (valores modestos em baixos e altos giros, com picos em regime médio de rotações). Já as unidades motrizes 100% elétricas garantem o torque máximo em qualquer situação. É o tal do “torque plano”, isto é, você vai dispor dos 27,6 kgfm desde o momento em que ligar o carro.
Com a alavanca seletora encaixada na posição “D”, você logo sente as costas colarem no banco ao acelerar com vigor o iEV40. De 0 a 100 km/h, o modelo gasta apenas 9,8 segundos, atingindo 130 km/h de velocidade máxima.
Quando foi desenhado na Itália, ao gosto específico do consumidor brasileiro, o SUV trouxe as necessidades de uso de um modelo de entrada, incluindo o design agressivo e contemporâneo a diversos detalhes de acabamento que denotam uma classe superior. O modelo inclui diversos apliques cromados, com destaque para a grade frontal, a moldura lateral na base da área envidraçada e os filetes no para-choque traseiro.
Alto e largo, o iEV40 é seguramente a resposta fiel dos designers italianos às necessidades do consumidor brasileiro. Além de permitir a acomodação de passageiros adultos no banco traseiro – a carroceria possui 1,56 metro de altura –, o iEV40 exibe a largura de modelos do segmento médio do mercado: 1,75 m. E isso faz toda a diferença desse segmento! O lançamento da JAC Motors efetivamente acomoda três passageiros no banco traseiro, que têm espaço para ombros e cabeças. E isso não é tudo: com 450 litros de capacidade cúbica no porta-malas, ele é um dos carros mais espaçosos da categoria no compartimento de bagagem.
Toda a parte interna do JAC iEV40 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base, o T40. O quadro de instrumentos integralmente digital possui dois grandes mostradores: temperatura do motor e nível do “tanque”, isto é, graduação e percentual da carga das baterias.
Como diferencial de acabamento, o JAC iEV40 incorpora molduras acetinadas que envolvem o quadro de instrumentos e as aletas de ventilação, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies pretas e revestidas em couro (soft touch) que compõem o restante do painel.
O volante de direção é multifuncional: o motorista do iEV40 praticamente não tirará as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.
À esquerda do volante de direção, encontra-se o botão de acionamento elétrico de altura do facho dos faróis, o controle de ajuste dos retrovisores externos, o interruptor que comanda a intensidade de iluminação do painel de instrumentos, além da tecla que abre a portinhola na grade frontal para conectar o cabo de carregamento. E ali também está posicionada a tecla ECO, que aumenta a regeneração de carga às baterias nas desacelerações, e o comando para desligar o ESP (controle eletrônico de tração e estabilidade). Já do lado direito do volante, o motorista encontrará o botão de partida e desligamento do motor, uma vez que o JAC iEV40 utiliza o sistema keyless.
Como outro destaque, o JAC iEV40 exibe um aparelho de multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas, produzido pela JAC Motors China, que incorpora câmera 360 graus e câmera de ré. Inédito em carros dessa categoria, o sistema multimídia, totalmente intuitivo, possui conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB. A novidade fica por conta da função “Carbit”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 8 polegadas, reconhecendo sistemas Android e IOS.
Por funcionar com um nível de ruído baixíssimo, quase imperceptível para quem está dentro do carro, o JAC iEV40 torna-se um risco para pedestres em geral, em especial aqueles com deficiência visual. Alertados no trânsito das grandes cidades pelo ronco dos motores, as pessoas que transitam pelas ruas poderiam sofrer algum acidente, como um atropelamento, pelo simples fato de não notarem a aproximação do carro.
Para prevenir esse risco, a JAC Motors desenvolveu o sistema VPS, um alerta sonoro que emite “beeps” intermitentes do lado de fora do carro até 25 km/h. Isso o torna possível de ser identificado por esses deficientes.
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O modelo trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 150 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:
- Ar-condicionado Automático e Digital
- Cruise Control com comandos no volante
- Lâmpadas halógenas
- Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
- Faróis com “Follow Me Home”
- DRL (LED diurno)
- Faróis de neblina (dianteira)
- Lanterna de neblina (traseira)
- Brake-light
- Alças de segurança dianteiras e traseiras
- Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)
- Retrovisor interno antiofuscante
- Bancos revestidos em couro ecológico
- Airbag duplo frontal
- Portas com barras de proteção lateral
- Aviso de cinto não acoplado
- Imobilizador
- Freio ABS com EBD
- BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
- BOS – Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio)
- HSA – Hill Start Assist (assistente de partida em rampas)
- TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
- ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade
- Sensor de capô aberto
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
- Computador de bordo com auto-diagnose
- Câmera de ré
- Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro
- Isofix
- Central multimídia com função de espelhamento para celular
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