O aviso da assessoria da JAC Motors é misterioso: “O presidente do Grupo SHC, Sergio Habib, e o vice-presidente mundial da JAC Motors, Dai Maofang, farão um importante pronunciamento na segunda-feira”, diz o comunicado. Depois o texto conclui que “o fato relevante, através de um expressivo investimento no País, ampliará significativamente a participação da JAC Motors no mercado brasileiro para os próximos anos”.
Ou seja, a JAC Motors vai anunciar a construção de uma fábrica no Brasil. Não poderia ser outra coisa. A montadora chinesa até já tem um terreno na região do porto de Suape, em Pernambuco, onde é possível obter benefícios fiscais.
O anúncio aliás, é natural: para competir em condições mais justas com as concorrentes instaladas no país só mesmo com uma fábrica produzindo aqui. A conterrânea Chery já fez o mesmo recentemente.
SE ESSE SÉRGIO FOSSE MAIS PATRIOTA AJUDARIA EM MUITO O DESENVOLVIMENTO DO PAIS PORQUE NEGÓCIO ESSE CARA SABE FAZER.
Será que nunca passou pela cabeça de dele usar todo o dinheiro que arrecadou trazendo a Citröen e mais o que ele gastou pra trazer a JAC e fazer uma montadora 100% nacional???
É bem mais complicado – e caro – fazer uma montadora 100% nacional, especialmente porque os chineses estão bancando tudo. Até há alguns empresários investindo na idéia, o problema todo é que hoje é muito difícil produzir tecnologia no Brasil – estamos virando o polo mundial da exploração financeira, com juros altíssimos e uma enorme massa de população escrava de impostos absurdos e preços imorais. Não há uma politica séria de incentivo à produção e desenvolvimento econômico real no Brasil. Por outro lado, patriota é nosso Governo Federal, que defende com unhas e dentes as multinacionais picaretas que nos tratam como colônia.
Nem os chineses compram JAC.
Na lista em "http://carplace.virgula.uol.com.br/china-junho-vw-lidera-entre-marcas-e-modelos-modelos-como-cruze-e-jetta-se-destacam/" a JAC aparece em 20º lugar, vendendo cerca de 1/10 da VW de lá.
Por isso é que os chineses estão doidinhos para trazer a fábrica para cá.
Sabem que aqui os consumidores são (muito) menos exigentes, compram qq. porcaria pagando um absurdo.
@John. Esse foi um dos comentários mais sensatos que li recentemente…
Completando o comentário do John, o único modo de termos uma montadora nacional seria se tivessemos uma estatal para dar o pontapé inicial no ramo, mas me parece mais sensato investir isso em áreas de alta tecnologia agregada como bitecnologia, combustiveis alternativos, energia elétrica renovável, processadores, etc.
Comentei isso no post do dia 25/07/11:
http://www.blogauto.com.br/segredo-byd-g3-o-corol…
Sobre o patriotismo, na verdade o Brasil tem poucos patriotas, principalmente se ele é um mega-empresário e estudou em Harvard. Esse pessoal não tem pátria, eles são cidadãos do mundo (inclusive tem imóveis ao redor do globo), aprendem a ganhar dinheiro seja onde for e o que importa é que seus negócio$ estejam indo bem. Ninguém vai arriscar seu dinheiro em amor a nação, principalmente uma nação que é gerida por corruptos nas várias esferas (municipis, estaduais, federal) e que só estão nos cargos para criar dificuldades para posteriormente vender facilidades, por causa de um eleitor ignorante em sua grande maioria e que não está aí para nada.
Sobre a fábrica da Jac em si, eles não querem é ficar em desvantagem com relação a Chery. Sobre uma fábrica 100% nacional, não acredito que seja possível algum empresário ou grupo empresarial criar uma fábrica de automóveis nacional capaz de concorrer com as 4 grandes ou com algumas outras menores, não há know-how, nem experiência, nem produzirão um volume suficiente para isso.
Se for uma fábrica de carros esporte ou super-esportivos, ou algum carro de nicho tipo um jipe, uma picape para trabalho, um city car… e o volume de produção for pequeno, aí a história é outra.
E também, de que adiantaria um fabricante 100% nacional para produzir carros ruins e caros, como os produzidos pelos outros fabricantes aqui instalados ?
Será Sérgio Habib uma espécie de Eike Batista dos empreendimentos automotivos?
Mais um chinês na praça…
http://www.noblenanobrasil.com.br/
Sem mais comentários.
Otima analise John, pois enquanto tem gente pagando o preço absurdo por carros ok, nunca mais teremos preços justos!