Ícone do site BlogAuto

Já pensaram no mundo sem GM, Ford e Chrysler?

Difícil acreditar nisso e muitos leitores comentaram aqui no blog que acham que o governo americano não deixaria acontecer, mas e se as “Três Grandes” quebrassem? O que mudaria no mercado de automóveis? Por incrível que pareça, GM e Chrysler estão tão sem dinheiro que há dúvidas se conseguiriam operar dentro de alguns meses.

A GM perde bilhões a cada trimestre e isso porque a tal recessão nos Estados Unidos mal começou. Como se recuperar se o mercado norte-americano não está comprando carros?

A ironia é que tanto ela quanto a Ford têm obtido lucro e faturamentos cada vez maiores fora de seu país natal. Só na América do Sul a Ford lucrouUS$ 480 milhões e a GM, US$ 514 milhões na região que compreende a América Latina, África e Oriente Médio, o chamado LAAM.

Um dos maiores problemas que elas têm é a profusão de marcas. A revista Época Negócios, que está nas bancas, diz que todos os modelos de sedãs grandes da GM (Chevrolet, Cadillac, Pontiac, etc) vendem menos que o Camry, da Toyota. E montadora mantém estruturas separadas para cada uma delas.

Talvez Barack Obama acabe criando a “American Motors”, uma fusão das três montadoras, para preservar ao menos alguma tradição do país em automóveis…

Sair da versão mobile