Difícil acreditar nisso e muitos leitores comentaram aqui no blog que acham que o governo americano não deixaria acontecer, mas e se as “Três Grandes” quebrassem? O que mudaria no mercado de automóveis? Por incrível que pareça, GM e Chrysler estão tão sem dinheiro que há dúvidas se conseguiriam operar dentro de alguns meses.
A GM perde bilhões a cada trimestre e isso porque a tal recessão nos Estados Unidos mal começou. Como se recuperar se o mercado norte-americano não está comprando carros?
A ironia é que tanto ela quanto a Ford têm obtido lucro e faturamentos cada vez maiores fora de seu país natal. Só na América do Sul a Ford lucrouUS$ 480 milhões e a GM, US$ 514 milhões na região que compreende a América Latina, África e Oriente Médio, o chamado LAAM.
Um dos maiores problemas que elas têm é a profusão de marcas. A revista Época Negócios, que está nas bancas, diz que todos os modelos de sedãs grandes da GM (Chevrolet, Cadillac, Pontiac, etc) vendem menos que o Camry, da Toyota. E montadora mantém estruturas separadas para cada uma delas.
Talvez Barack Obama acabe criando a “American Motors”, uma fusão das três montadoras, para preservar ao menos alguma tradição do país em automóveis…
Olha, eu nunca cheguei a pensar tanto no assunto, mas com o decorrer da crise mundial e das recentes noticias sobre as montas americanas além de pensar, ficquei preocupado, pois caso isso venha a acontecer irá gerar uma cadeira de queda e de noticias ruins, afinal de contas não são apenas as três grandes, mas e suas fornecedoras, seus funcionários, nos EUA tem cidades q respiram justamente por causa dessas empresas.
Caso isso aconteça não é de se duvidar q o mundo como conhecemos hoje quebre junto, afinal de contas sem essas três grandes, o q será dos EUA? E sem os EUA o q será do mundo??
Nossa, isso é assunto para milhares de posts.
eu duvido muito que isto aconteça, principalmente porque a GM é uma empresa sólida no Brasil, a GM deve passar por uma restruturação nos Estados Unidos, o governo americano não vai deixar uma empresa como a GM quebrar e continuar a gastar um mundo de dinheiro no Iraque e no Afeganistão. Sobre a Crysler, ela precisa montar carros em outros mercados.
Não deve acontecer. Fora os empregos perdidos diretamente por essas empresas enormes (gigante no caso da GM), o setor de autopeças também está afundando, e junto com o setor de autopelças, o restante da economia. Já começou – Delphi não volta mais. É muito sério para ser resolvido como uma questão meramente setorial.
Seria prejudicional aos consumidores a diminuição da concorrência entre as montadoras.
A ironia é que quero comprar a Captiva mas a GM não tem para me entregar e ainda por cima cobra ágio .
Então para que me serve essa montadora e seus produtos.
Como podem ter lucro nas regiões onde os produtos estão mais defasados ?????
Isso não vai acontecer. A Ford teve um prejuizo bem menor nesse trimestre nos EUA, algo em torno de 500 milhões, o que é nada comparado ao de 5 bilhões da GM.
A Chrysler das três é a que se encontra em pior situação, pois ela não possui subsidiárias lucrativas como a Ford e GM possuem.
A Ford desde 2007 que vem fazendo o seu plano de reestruturação com a demissão em massa de muitos funcionarios, redução de produção e etc.
E fora que o governo americano NUNCA iria deixar isso acontecer. Com certeza, GM e Ford o governo não irá deixar falir, pois são marcas ícones dos EUA mundo afora. Quanto a Chrysler acredito que ela será "sugada" por alguma marca mas não deixará de existir.
Eu é que não remendo mas a compra de carros da GM para ninguém, porque se a matriz quebrar, as filiais vão junto e quem comprou o carro vai ficar com o mico na mão. Os números são claros e a tendência de mercado já está definida. Tudo é uma questão de confiança, e é por isso que a crise está aí. A GM teve todas as chances para mudar e apresentar resultado. Chega de sustentar esse americanos folgados que só sugam os países em desenvolvimento, reduzem nossos salários e abusam da terceirização de mão de obra. Somos mais eficazes que eles e a prova está nos resultados da nossa industria local. Chegou a hora de dar um basta nisso, e esse momento está chegando. Eu que não queria ser o Obama hoje.
Justamente pensando nisso, "perguntando ao google" que cheguei ao seu site…estava lavando roupa (hehehe) e pensei nisso.
Até criei um tópico numa comunidade do orkut sobre os EUA referente a essa questão. Veja:
GM, Chrysler e Ford Quebram?
Pessoal, seguinte:
Creio que ontem foi noticiado o pedido das três montadoras ao governo americano: 25 bilhões, para ajudá-las nesse momento de sufoco extremo. O que me veio a cabeça é o seguinte, e gostaria de saber a opinião de vocês?
:::Vocês acreditam que essas empresas quebrem???
Minha opinião: Creio que não, que até possam receber o apoio (US$) do governo, pois, além de serem empresas em um dos setores símbolos do capitalismo, são símbolos dos EUA há quase cem anos. Será que a população americana, e principalmente os políticos engoliriam isso?
Ao meu ver, também pesa muito o fato de ambas as empresas possuírem departamentos de criação, e com certeza elas podem mudar radicalmente seus produtos, por exemplo: ao invés de carros produzir veículos de transporte em massa, apesar que esse meio não é muito do caráter dos norte americanos.
Enfim, rs, o que vocês pensam?
Na verdade, os presidentes dessas montadoras chegam a um nível de quase burrice na condução de suas fábricas, pois, mesmo com o mundo mudando e pressões para mudanças quanto: consumo de combustível, congestionamentos, menor poluição; eles adotam um modelo totalmente contrário, continuam a fazer carros grandes, beberrões e caros. Os asiáticos por incrível que pareça, foram mais capitalistas que os americanos, enchergaram as mudanças e produzirram: carros menores, mais econômicos, bonitos, duráveis, e hoje tem por volta de 60% do mercado de automóveis nas mãos. Não que as montadoras mereçam falir, mas mereciam uns presidentes japoneses. Outra coisa: a Ford e GM brasileiras fabricam carros que se encaixariam perfeitamente no mercado americano: hermanos, nos copiem!!