Como dissemos ontem, o presidente da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, quer convencer os governos dos principais países consumidores de carros a oferecer incentivos fiscais para a compra de veículos elétricos. E ele encontrou um aliado político no Brasil, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Os dois assinaram um acordo nesta terça-feira, 13, para estudar a implantação de uma infraestrutura capaz de dar condições de uso a esse tipo de automóvel.
Por enquanto, a ideia não passa de um grupo de trabalho para esse fim, mas Kassab quer explorar o lado marqueteiro ao pedir a Ghosn 50 unidades de algum veículo elétrico da marca para usá-los na CET ainda em 2010, revelou ontem o presidente da montadora durante o lançamento do Logan 2011.
Ghosn não disse qual modelo seria este, mas é óbvio que o único carro que pode suprir a prefeitura da cidade hoje é o Leaf, o elétrico da Nissan que será lançado este ano no Japão e Estados Unidos.
Apesar do aspecto político da iniciativa, não deixa de ser uma boa ideia para conscientizar a sociedade sobre essa tecnologia que veio para ficar, não há dúvida.
só pra governo mesmo, por que? por causa do preço um carro desses concerteza deve ser mais de 100 mil no minimo e eu estou sendo muito modesto, realmente e um absurdo, as baterias sao carissimas alem do imposto impactante…
Se vier mesmo pra cá, com incentivos fiscais, como isenção de IPVA ou licenciamento, eu compro um.
Só falta quererem que passe pela INSPEÇÃO VEICULAR, aí já é demais…
A todos, esse negócio de incentivo só beneficia o empresariado, quem paga o pato sempre é o povo. Redução de impostos é algo quase impossível de ser feito pelos nossos governantes, então cobremos uma melhor aplicação de recursos. Se tivermos ruas e estradas melhor pavimentadas, educação de qualidade, saúde, segurança… ninguém mais falará em alta carga tributária. Quase nunca ninguém aborda as margens de lucro dos setores empresariais atuantes no Brasil.
Existem muitas iniciativas de estudo e uso de carros elétricos no Brasil em parceria com empresas estatais e privadas do setor de energia. A Fiat é um dos fabricantes que atua nessa área (http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3/palio-weekend-eletrica-1.htm).
Família folhas ataca novamente… O fato é que, um dia, todos os modelos serão elétricos. O Leaf é um veículo muito interessante.
Se não me engano, nos EUA o governo vai DAR dinheiro para o contribuinte pessoa física que comprar um carro elétrico (incluindo o GM Volt, um elétrico com gerador embutido). Ao invés de dar redução no IPI para as montadoras, que nem sempre repassam tudo para o consumidor, o governo deveria permitir que o contribuinte deduzisse no imposto de renda uma parte do valor do carro. Seria dinheiro direto para o contribuinte, não para as montadoras.
O IPVA em SP para carro elétrico é de 3%, o mesmo para o carro à alcool, gás
Deveria ser isento.
Artigo 9º – A alíquota do imposto, aplicada sobre a base de cálculo atribuída ao veículo, será de:
III – 3% (três por cento) para veículos que utilizarem motor especificado para funcionar, exclusivamente, com os seguintes combustíveis: álcool, gás natural veicular ou eletricidade, ainda que combinados entre si;
para carros gasolina e flex, o imposto é de 4%; e para caminhões, 1,5%…
:-p
Como sempre só armações. Vindo do DF nada serio acontece. Não somos de terceiro mundo nada, temos políticos de terceiro munto. Perversos. Vendo maquinas de limpar praias com impostos de 60%. Como se vende assim? Grato. Otto Stutz