A edição 2011 do programa de etiquetagem que mede a eficiência energética dos automóveis foi divulgada nesta segunda, 8, com a adesão de poucas marcas. Apenas Fiat, Volkswagen, Ford, Toyota, Renault e Kia forneceram seus veículos para a avaliação pelo órgão do governo. O Uno Mille Economy bateu o Ecomotion e é o carro nacional mais eficiente atualmente, segundo o Inmetro.
Curiosamente, o novo Uno, equipado com ar e direção, recebeu nota E, a pior possível – a versão Vivace sem esses itens levou um B. Apesar de válido, o sistema do Inmetro dá margens a interpretações estranhas. O Kia Sorento, por exemplo, recebeu nota A por rodar 8,1 km com um litro de gasolina enquanto o novo Uno 1.4 fez 10,7 km com o mesmo combustível e levou E. Claro que o porte diferente justifica essa avaliação diferenciada, mas para o consumidor essa distinção talvez não seja tão óbvia.
A ausência de marcas como Chevrolet, Honda, Peugeot, Citroën e Hyundai, entre outras, é imperdoável e daria mais subsídios para um resultado mais confiável. Uma pena.
Veja a tabela do Inmetro