A edição 2011 do programa de etiquetagem que mede a eficiência energética dos automóveis foi divulgada nesta segunda, 8, com a adesão de poucas marcas. Apenas Fiat, Volkswagen, Ford, Toyota, Renault e Kia forneceram seus veículos para a avaliação pelo órgão do governo. O Uno Mille Economy bateu o Ecomotion e é o carro nacional mais eficiente atualmente, segundo o Inmetro.
Curiosamente, o novo Uno, equipado com ar e direção, recebeu nota E, a pior possível – a versão Vivace sem esses itens levou um B. Apesar de válido, o sistema do Inmetro dá margens a interpretações estranhas. O Kia Sorento, por exemplo, recebeu nota A por rodar 8,1 km com um litro de gasolina enquanto o novo Uno 1.4 fez 10,7 km com o mesmo combustível e levou E. Claro que o porte diferente justifica essa avaliação diferenciada, mas para o consumidor essa distinção talvez não seja tão óbvia.
A ausência de marcas como Chevrolet, Honda, Peugeot, Citroën e Hyundai, entre outras, é imperdoável e daria mais subsídios para um resultado mais confiável. Uma pena.
Veja a tabela do Inmetro
Esses caras do Inmetro são extremamente arrogantes e querem sempre reinventar a roda.
Já que vão copiar (tardiamente) uma iniciativa de países de 1° mundo, que ao menos o façam na sua totalidade, implantando a mesma metodologia e métrica adotadas lá fora. Em muitos países onde existe essa ferramenta implementada, o Governo incentiva a compra (ou a troca do veículo usado) por veículos que causem menos impacto ambiental…
Não adianta promover qualquer iniciativa deste tipo sem que haja, primeiramente, a obrigação das montadoras a participarem do programa e, em segundo lugar, algum benefício para a escolha dos veículos considerados "verdes" pelo consumidor.
Quero ver qual cai ser o consumidor que vai basear sua escolha nesse teste na hora de trocar de carro. Do jeito que está desenhado qualquer programa já nasce desmoralizado e fadado ao fracasso…
quero ver o resultado do Smart! Vai ser o cdf da turma e tirar um A+
Não acredite em um resultado tão bom assim do Smart… me parece que a sua eficiencia é um pouco abaixo do que era "vendido".
Parabéns à Kia, única marca importadora com representação no selo. Demonstra respeito pelo consumidor.
precisamos divulgar muito os resultados, glorificar os melhores, assim as demais marcas vão parar de fabricar motores terriveis e disponibilizar para o inmetro seus modelos…
acorda gm!!!