O governo federal pode ter colocado um fim na boa fase dos carros importados. De maneira discreta, o Departamente de Comércio Exterior aumentou a burocracia para importar diversos produtos, entre eles, os automóveis. Antes, as empresas emitiam licenças de importação pela internet na hora. Agora precisarão fazer o pedido antecipado e aguardar autorização para trazer o produto.
A medida esconde a real intenção do governo: evitar a saída de doláres, hoje em níveis muito altos. Na prática, as marcas importadas terão menos agilidade na hora de oferecer seus veículo já que não terão um estoque adequado. Ou seja, azar das sul-coreanas como a Kia e Hyundai ou as alemãs Audi, BMW e Mercedes.
Amigos
Parabens ao Governo de fazer esta besteira, assim as nacionais NAO terao mais q se preocupar com os importados e poderao assim inundar o nosso mercado com velharias remodeladas, acabando assim a concorrencia q eh FUNDAMENTAL neste tipo de mercado, nao soh autromobilismo, como aviacao, vido o duopoloio TAM/GOL.
SDS
RAFAEL CRUZ
Bastava dificultar os financiamentos, em contra-partida, facilitar o mesmo pro veículos daqui que vão encalhar.
A intenção do governo é essa mesmo, dificultar importações para poupar dólares em época de crise. Revoltados? Pois saibam que todos os países do mundo tendem a fazer o mesmo, com exceção, talvez, das grandes potências industriais, que querem que o mundo continue comprando seus produtos, carros inclusive. A exigência de Licença de Importação não-automática, esse é o nome, não dificulta em nada ter um estoque adequado, é só se planejar com um mínimo de antecedência, afinal o volume de importados não é grande e muitos deles só são trazidos por encomenda. Além disso, vêm ocorrendo prática de subfaturamento na importação de automóveis, onde os importadores declaram preço bem inferior ao real para pagar menos tributos (e geralmente não repassam o "desconto" ao consumidor, apenas embolsam a diferença, aumentando seus lucros). A exigência de licença também ajuda a combater esse tipo de fraude.
Luciano disse: Terça, 27 de Janeiro de 2009 às 1:26 pm
Legal Luciano!!! Até que enfim um bom comentário. Sem achismos!!!
LULA, QUEM DIRIA, COM SAUDADES DO REGIME MILITAR!
TUDO FARINHA DO MESMO SACO.
UM PAÍS EM ETERNA RETRANCA.
E MAIS CARGOS DE CONFIANÇA PROS PUXA-SACOS DO PT, GANHANDO UNS R$5.000,00 MENSAIS PARA CARIMBAR "AUTORIZAÇÕES DE IMPORTAÇÃO"…
A MÁFIA DOS DESPACHANTES TAMBÉM AGRADECE.
ÊTA PAIZINHO PICARETA… ÊTA POVINHO BUNDA!
Caro Luciano,
As grandes fábricas, que são os que trazem os grandes volumes de veículos, são constantemente fiscalizadas, tendo inclusive o procedimento conhecido como “transfer price”, justamente para evitar o sub ou superfaturamento delas. Os casos passíveis de fraude, ficam restritos a pequenos importadores, onde, convenhamos, o valor se torna irrisório. Porém, concordo com dois pontos: (1) O governo realmente quer criar uma barreira nas importações para evitar a saída de divisas (2) Os importadores (independentes ou não) realmente teem uma margem de lucro absurda. É só ver que já foram importadas muitas unidades novas a dólar de R$ 2,30/2,40 e ninguém mexeu no preço de venda que estava sendo praticado a R$ 1,60.
achei errado esta nova do governo. tem que ter concorrencia sim. as montadoras do Brasil não querem oferecer muitas opções de compra principalmente picapes e jipes como lá fora.
No Brasil se quer um suv ou picape v6 só aut. quem curte mecânico que se dane, a saida é importação indep. Parece que até peças vai ter dificuldades.