A marca espanhola Seat estreou no Brasil na década de 1990 e foi embora sem dizer para que veio. Os modelos vendidos aqui vinham da Argentina, como o Cordoba e o Ibiza e eram primos dos Volkswagen, como o Polo Classic.
Agora a VW, dona da marca, prepara o relançamento da Seat no país, notícia que foi confirmada pelo próprio presidente da marca. Na época, achávamos improvável vender aqui modelos que concorressem com os carros da própria Volks e por isso o Ibiza não estaria entre eles.
Mas é justamente ele, o novo Ibiza, que deverá inaugurar o retorno da Seat ao Brasil. A revista Quatro Rodas fala disso na edição de maio, mas a confirmação veio mesmo esta semana quando a Seat anunciou o lançamento do Ibiza no México. E aí não precisa ser gênio para imaginar que a ausência de impostos entre os dois países fará do Seat um carro interessante para nós.
E deve ser mesmo. A nova geração é maior que o Polo, tem equipamentos de carro grande, como faróis bi-xenon, motor 1.4 TSi e câmbio DSG, com dupla embreagem. A plataforma do Ibiza é nova e deverá ser usada para uma série de modelos da Volks, Audi e Seat. Segundo a QR, o Ibiza estará aqui no Salão do Automóvel de São Paulo e estreará em 2009. Desta vez para ficar.