Ícone do site BlogAuto

Hyundai Xcient o primeiro caminhão pesado de célula de combustível

Hyundai Xcient Fuel Cell

A Hyundai despachou as primeiras 10 unidades do Hyundai XCIENT Fuel Cell, o primeiro caminhão pesado de célula de combustível produzido em massa do mundo, para a Suíça. A empresa planeja enviar um total de 50 células de combustível XCIENT para a Suíça este ano, com entrega para clientes da frota comercial a partir de setembro. A Hyundai planeja lançar um total de 1.600 caminhões de célula de combustível XCIENT até 2025, refletindo o compromisso ambiental da empresa e sua capacidade tecnológica enquanto trabalha para reduzir as emissões de carbono por meio de soluções de emissão zero.

O XCIENT é alimentado por um sistema de célula de combustível de hidrogênio de 190 kW com duas pilhas de células de combustível de 95 kW. Sete grandes tanques de hidrogênio oferecem uma capacidade combinada de armazenamento de cerca de 32 kg de hidrogênio. A autonomia por carga do XCIENT Fuel Cell é de cerca de 400 km, que foi desenvolvida com um equilíbrio ideal entre os requisitos específicos dos clientes potenciais da frota comercial e a infraestrutura de recarga na Suíça. O tempo de reabastecimento para cada caminhão leva aproximadamente 8 a 20 minutos.

A tecnologia de célula de combustível é particularmente adequada para transporte comercial e logística devido aos longos intervalos e curtos tempos de reabastecimento. O sistema de célula de combustível de montagem dupla fornece energia suficiente para conduzir os caminhões pesados para cima e para baixo no terreno montanhoso da região.

A Hyundai Motor está desenvolvendo uma unidade de trator de longa distância capaz de viajar 1.000 quilômetros com uma única carga, equipada com um sistema de célula de combustível aprimorado com alta durabilidade e potência, voltada para mercados globais, incluindo América do Norte e Europa.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Hyundai Xcient Fuel Cell

Além dos caminhões de célula de combustível XCIENT, a Hyundai também é fabricante do NEXO, seu SUV movido a hidrogênio de segunda geração. Até 2025, a empresa pretende vender 670.000 veículos elétricos anualmente, incluindo 110.000 FCEVs.

Galeria

Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, FacebookInstagram, Twitter e Pinterest.

Hyundai Xcient o primeiro caminhão pesado de célula de combustível

Sair da versão mobile