Agora, sim, os planos de nacionalização do Tucson ficaram claros. Durante o lançamento do i30, em São Paulo, a Hyundai explicou em que estágio está a produção do utilitário para o Brasil. Já há, inclusive, exemplares sendo montados para testes este mês. Com isso, a previsão é que o Tucson passe a ser nacional em setembro.
Outra informação foi esclarecida também: teremos o mesmo Tucson atual sendo montado aqui – em regime de CKD, em que todo o carro vem desmontado e é terminado aqui – e não a nova geração que começou a ser produzida na Coréia do Sul.
Essa nova geração, chamada internamente de iX35, é mesmo o Tucson, porém, apenas em países mais desenvolvidos substituirá o Tucson atual. No Brasil e outros mercados, os dois modelos conviverão ao mesmo tempo. Tanto assim que a CAOA, que representa a Hyundai no país, já planeja trazer o novo iX35 em breve.
Segundo apuramos, a fabricante coreana teria desistido momentaneamente de construir a fábrica de Piracicaba, onde iria montar o i20, um hatch compacto, e apostar na parceria com a CAOA. Se o i20, se vier a ser fabricado aqui, será um produto com índice de nacionalização alto, o mesmo não ocorre com os veículos montados em Anápolis, GO. Lá, a unidade é bancada pela própria CAOA e a quantidade de peças nacionais é mínima – o caminhão HR, por exemplo, que já sai de lá há algum tempo, tem apenas alguns itens nacionais, como os vidros.
O mesmo deve ocorrer com o Tucson “nacional”. Será praticamente um importado que percorrerá o longo caminho entre o porto de Vitória, no Espírito Santo, até Goiás e de lá para as 145 concessionárias da marca. Hoje, todos os modelos da Hyundai fazem esse percurso, para conseguir incentivos fiscais.
O TUCSON SENDO NACIONAL E COM MOTOR FLEX,NA FAIXA DOS 80 MIL,COM CERTEZA VAI VENDER BASTANTE.
Alguém saberia me informar quem está construindo a fabrica da Hyundai em Piracicaba?