Mesmo o 6º lugar entre as marcas mais vendidas do Brasil não tem feito os executivos da Hyundai relaxarem. Tanto o braço oficial da marca no País quanto sua representante para importados, a CAOA, planejam novidades para seus modelos.
Segundo executivos ouvidos pelo BlogAuto, a CAOA já tem um novo argumento para convencer os potenciais compradores do Hyundai i30, que andam sumidos. Depois de decepcionar os fãs do hatch médio com uma nova geração vendida apenas com motor 1.6 flex de parcos 128 cv, a empresa agora prepara o lançamento do i30 1.8, com motor de 140 cv. De acordo com nosso interlocutor, o motor será apenas a gasolina como versão topo de linha do modelo.
O Hyundai i30 estreou este ano com vendas magras graças não só à escolha do motor 1.6 como também pelo preço elevado. O hatch chegou a custar R$ 75 mil, mas hoje pode ser encontrado por pouco mais de R$ 60 mil nas lojas. Com o i30 1.8, a tendência é que haja mais compradores para o modelo. A nova versão deve desembarcar entre o final deste mês e novembro.
Calcanhar de aquiles
Se a CAOA tem a missão de reverter uma tendência ruim, a Hyundai do Brasil precisa manter o HB20 atraente. Apesar da estreia surprendente, o hatch compacto fabricado em Piracicaba tem pontos fracos perante seus rivais, principalmente os novos como o Onix e o 208. E é justamente nesse sentido que o modelo trará novidades: uma central multimídia que engloba GPS e Bluetooth. A montadora, no entanto, se limitou a dizer que o equipamento estará disponível até o fim do ano, talvez como linha 2014.
Já o suposto Hyundai HB20 SUV deve surgir apenas em 2015. Em conversa informal, um funcionário da marca comentou que isso é coisa “para daqui a dois anos”. De fato, a Hyundai precisa ampliar a fábrica de Piracicaba, hoje com capacidade para 150 mil carros por ano. Com o terceiro turno e o aprimoramento de alguns processos, é possível subir o volume para cerca de 170 mil carros, o que é pouco para pensar num quarto modelo.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
Ainda de acordo com fontes ouvidas na montadora, o plano original para Piracicaba prevê uma capacidade de 300 mil carros por ano: “nos Estados Unidos começamos com 200 mil e dois anos depois já chegamos a 300 mil. É a estratégia da Hyundai”, explicou um alto executivo da fabricante.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.