Pode parecer mentira, mas a atual geração Hyundai Sonata recebeu sua primeira reestilização na Coréia do Sul. Só os mais atentos para perceber as modificações estéticas do belo sedã grande, que ficaram restritas a nova grade cromada, rodas redesenhadas, incluindo a de 18’’ e novo layout das lanternas traseiras, que ganharam iluminação através de LED, como revela as imagens publicada pelo blog Carscoop.
Por dentro, o Sonata 2012 adotou nova iluminação também por LED e melhorias no acabamento, enquanto a lista de equipamentos ficou mais recheada.
O propulsor 2.0 litros de quatro cilindros que desenvolve 165 cv de potência permanece inalterado. A transmissão manual e automática continua sendo oferecida. Já o bloco 2.4 a gasolina, reservado para a versão top de linha, foi substituído por outro 2.0 turbo que entrega 271 cavalos.
Não se sabe se o Hyundai Sonata 2012 com as respectivas mudanças deve chegar ao mercado brasileiro, já que o automóvel vendido por aqui é fabricado no país sul-coreano.
o Sonata eh um belo carro…. muito bonito…. o futura vai ser dos coreanos e chineses…
não sei se merece ser chamado de reestilização, mas que é louvável quando uma marca atualiza constantemente seus produtos, isso sim! E atualização pra mim quer dizer isso: motor melhor, lanterna mais moderna, melhor acabamento, e não um adesivo preto entre as janelas ou mudar o tecido dos bancos como é comum nos "lançamentos" brasileiros.
Já estou até imaginando o anuncio da CAOA: "Completamente novo Hyundai Sonata. Novos faróis, novas rodas. Mais de 200 itens foram aperfeiçoados"
É de impressionar a velocidade com que a Hyundai e a Kia fazem atualizações em seus modelos, sejam atualizações estéticas ou mecânicas.
As fábricas aqui instaladas são tartarugas anestesiadas diante da agilidade de Hyundai e Kia, ainda que algum crédito deva ser concedido a Fiat, Honda e Toyota.
Concordo com o Leandro Pi, é preferível ter melhorias e aperfeiçoamentos reais a reestilizações supérfluas, desnecessárias e de gosto duvidoso, como faz a fabricante de Kombi. O problema é que lá fora o preço permanece, e aqui aumenta, mesmo já custando o dobro do que vale.
Além de muito bonito, gostei mesmo foi dos motores, pequenos e com uma calaria de fazer inveja às fábricas aqui do Brasil.
Enão acho "louvável" essa reestilização tão rápida de um modelo. Eu como proprietário de um Sonata, carro de 110 mil dilmas já me sinto lesado. É horrível comprar um carro que acaba de ser lançado, pagar caro nele e saber que em 1 ano já terá um modelo novo. Se esse modelo novo chegar antes do final de 2012 aqui dificilmente comprarei outro carro da marca. E na minha opinião a traseira piorou.
Motor 2,0 turbo com 270cv é uma excelente opção. Acreditando que os dados estejam corretos, dá pau nos TFSi da VW/Audi.
@Comanche, realmente os dados estão corretos e o motor já está disponível no modelo vendido nos Estados Unidos.
http://www.hyundaiusa.com/sonata/specifications.a…
Belo carro,grande motor!
Fernando, seu pensamento está muito enraizado no mercado brasileiro. Aqui os modelos duram décadas sem mudanças significativas pela desculpa de não desvalorizar os usados. E daí todo mundo acha normal um Astra com 14 anos de idade com um motor de 25! Nos EUA e na Europa todo modelo tem atualização todo ano. Ou o motor ganha alguns cavalos, ou ele passa a poluir menos, ou o carro ganha equipamentos, ou uma oeferta de uma versão nova, etc. O que a Hyundai deveria fazer? Ter um motor novo na manga e enrolar, vendendo um péssimo 2.4 enquanto poderia estar vendendo um moderníssimo 2.0 turbo a fazer frente ao excelente TFSi da VW? Isso não faz sentido! Toda empresa, de qualquer segmento, tem que lançar melhorias em seus produtos constantemente sim. Imagine se a Microsoft não lançasse o Windows 7 para não desvalorizar o XP? É claro que a proporção de valores não tem nada a ver, mas a concorrência na indústria automobilística é infinitamente superior a de sistemas operacionais, então a marca que não se moderniza, fica para trás. Bom, isso com exceção do Brasil, onde manter o modelo igual por muitos anos é louvável para proteger o valor do modelo usado. Mas não se preocupe: a CAOA não tem pq lançar um 2.0 turbo no Brasil se o consumidor está satisfeito em pagar 110 paus num 2.4.coreano.
@Leandro Pi, o negócio é que o pessoal pensa que carro é investimento. Carro é bem de consumo, assim como um celular, uma geladeira, uma tv…
Sempre estará recebendo atualizações (ao menos nos países desenvolvidos) para se manter competitivo no mercado e também para atrair novos consumidores, porém no Brasil os carros são bem caros e qualquer fato que eleve a desvalorização do mesmo, é uma choradeira só.
O engraçado é que uma parte critica a VW e a GM por seus carros antigos com motores antigos, já outra critica a Fiat por suas atualizações freqüentes e suas trocas de motores… Realmente é difícil agradar a todos.
Qual é a dica ? Comprou um carro 0 km ? Matenha-o em ordem e o aproveite por muitos anos, nos primeiros anos a desvalorização será alta, mas depois se manterá estável…; ou compre um semi-novo mais potente e equipado por quase metade do preço que se pagaria em um 0 km.
Mas tem gente que troca de carro a cada 2 anos, mesmo o carro possuindo baixa quilometragem; já outros trocam de carro pelo fator novidade, querem estar com algo sempre novo para mostrar para os outos… é o problema do Brasil, mas cada um sabe o que faz com seu dinheiro e o valor que ele tem.
Pegando carona nos comentários de voces, vejam que os modelos que recebem atualizações com menos frequencia, nos Eua e Europa, são os utilitários pesados como Wrangler e Defender – as gerações duram vários anos. O curioso é que apesar do nosso país parecer com o Iraque em guerra, tal a situação das estradas e ruas, não temos utilitários acessíveis. Todos são absurdamente caros, mesmo os que são imitações baratas em fibra e com péssimo acabamento. Enquanto o americano, que recebe mais que o brasileiro em todas as profissões honestas (exclua políticos e empresários picaretas) paga menos de R$ 40 mil em um Wrangler, aqui o mesmo modelo custa R$ 120 mil. Justamente os utilitários são os veículos que mantém o melhor preço de venda, principalmente os equipados com motor diesel. O fato é que somos roubados por todos os lados, enquanto o povo ignorante engole as mentiras dos pilantras da Roubofávea.
O Problema de se fazer um carro como o Sonata, não é na hora de desenhar pela primeira vez, o problema virá mais tarde, talvez na segunda reestilização (que com certeza vai ser mais profunda), quando você faz algo com um design totalmente diferente de tudo e as pessoas gostam você tem que dar um jeito de fazer ainda melhor. Que o diga a Honda e o trabalho que ela teve para desenhar um novo Civic depois do revolucionário em termos de design de 2006.
O grande problema disso tudo e pagarmos R$ 100.000,00 em um carro destes enquanto o mesmo modelo custa USD 29.600,00 nos países vizinhos.
Se chegarmos hoje em uma concessionária CAOA eles vão nos convencer que estamos pagando pouco em um carro tão bom quanto o Sonata! Sem dizer que este modelo já tem novo motor prestes a ser lançado! O bom seria ninguém compara ver ate quanto eles segurariam estes preços. Estão cobrando R$ 5.000,00 de ágio se voce desejar um carro na cor Branca, da para acreditar?