A Hyundai apresentou seu novo Sonata 2020 no Salão Internacional do Automóvel de Nova York, marcando a estreia norte-americana do modelo mais antigo da Hyundai. A oitava geração do Sonata, ainda sem data de chegar ao Brasil, é diferente de qualquer um dos seus antecessores, apresentando a filosofia de design Sensuous Sportiness. A produção do Sonata 2020 começa em setembro na Hyundai Motor Manufacturing Alabama e as vendas no varejo começam em outubro.
A nova geração do Hyundai Sonata 2020 é o primeiro sedã projetado com a linguagem de design Sensuous Sportiness da Hyundai. Pela frente, o Sonata 2020 é diferente de qualquer outra Hyundai. O design é totalmente novo, com dicas que não aparecem imediatamente como as da Hyundai.
O carro usa uma ampla aplicação de tecnologias avançadas para aumentar o conforto, a conveniência e a segurança ativa. É também o primeiro modelo a estrear uma nova colaboração com a Bose para oferecer uma experiência de áudio excepcional aos clientes.
Inspirada no conceito Le Rou Rouge apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2018, a nova geração do Sonata tem um visual esportivo de quatro portas com um interior espaçoso e repleto de tecnologia.
A nova grade Digital Pulse Cascading ocupa a dianteira do novo Sonata, terminando nos pontos mais laterais dos novos faróis combinados que apresentam uma nova arquitetura de iluminação.
Uma linha cromada flui do espelho lateral, ao redor das janelas laterais do passageiro, e retorna para a frente do carro, descendo pelo comprimento do capô e terminando em um ângulo reto sob cada farol. Esta tira de cromo apresenta luzes LED de circulação diurna incorporadas com lâmpadas de iluminação ocultas.
A estreia de um veículo Hyundai, a Hidden Lighting Lamps é uma inovação de design que incorpora tecnologia de iluminação de última geração. As lâmpadas de iluminação ocultas parecem estar cromadas quando desligadas e ficam muito iluminadas quando ligadas.
A arquitetura de luz foi inicialmente revelada através do concept car HDC-1 da Hyundai no Salão Automóvel de Genebra, em março de 2018. Foi criado a partir da forma da lâmpada e transformando-a num poderoso elemento de design. Juntamente com o conceito Sensuous Sportiness, a arquitetura de luz define a identidade do design dos futuros carros Hyundai.
Do lado, formas elegantes combinam com linhas sensuais para acentuar a esportividade do carro e a silhueta clara em forma de cupê. Detalhes esportivos atraentes incluem saias laterais pretas ao longo dos flancos inferiores. A altura total do carro foi reduzida uma polegada para melhorar ainda mais o perfil esportivo. O novo modelo está disponível com uma escolha de rodas de liga leve de 16, 17 ou 18 polegadas.
Na parte traseira, uma linha horizontal larga se estende pelo centro, estendendo-se até as bordas do carro. Esta linha é na verdade uma longa faixa de LED que conecta cada luz de freio, criando uma impressionante impressão visual à noite. A aparência high-tech da traseira é intencional. O coeficiente de arrasto (Cd) do Sonata é de apenas 0,27.
Abrangendo toda a largura da cabine, o painel slim apresenta um conjunto de instrumentos digitais de 12,3 polegadas, que é personalizável para atender a diferentes modos e preferências de direção. No centro do painel, uma grande tela HD de 10,25 polegadas permite que os ocupantes interajam facilmente com as funções de áudio-vídeo e navegação. Essa tela também pode acomodar uma função de tela dividida que permite que o áudio e a navegação sejam exibidos simultaneamente.
No coração do sistema AVN está um sistema de som excepcional, o primeiro resultado de uma nova colaboração entre os engenheiros da Hyundai e da Bose. O sistema de som Bose Premium é equipado com 12 alto-falantes que são sincronizados para oferecer sons nítidos e ricos para uma experiência de áudio de alta qualidade. Os ajustes de áudio e EQ são feitos automaticamente, dependendo da velocidade do veículo, enquanto a tecnologia surround Bose Centerpoint e o processamento de sinal Bose SurroundStage colocam todos os ocupantes no centro da experiência de áudio, independentemente de onde estejam posicionados na cabine.
Sempre que possível, a Hyundai aproveitou a oportunidade para combinar um desenvolvimento tecnológico com benefícios visuais ou espaciais. O novo seletor de marchas Shift by Wire (SBW) é um excelente exemplo, já que a nova interface não apenas é elegante e tecnologicamente avançada, mas também ocupa muito menos espaço do que um seletor de marchas tradicional.
O novo Sonata maximiza a segurança dos ocupantes através de uma gama de tecnologias de segurança ativa e passiva. Os passageiros se beneficiam de uma configuração abrangente de nove airbags, enquanto um Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (Advanced Driver Assistance System – ADAS) funciona para alertar os motoristas sobre coisas que podem perder durante a condução.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Os clientes podem escolher entre dois motores a gasolina Smartstream: um motor 2.5 GDI e um motor 1.6 T-GDI, ambos acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades. O novo motor Smartstream G2.5 GDI, com combustão de alta eficiência, possui 191 cavalos de potência a 6.100 rpm e 25 kgfm de torque a 4.000 rpm. Enquanto isso, o novo Smartstream G1.6 T-GDI tem 180 cavalos de potência a 5.500 rpm e 27 kgfm de torque a 1.500–4.500 rpm.
O novo Hyundai Sonata ainda não tem data para chegar ao Brasil, mas especula-se que deverá acontecer somente em 2020.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Instagram e Twitter.