Além do Creta, outro crossover da Hyundai está fazendo sua estreia no mercado brasileiro. Trata-se do New Tucson, que será comercializado e produzido em Anápolis (GO) pela CAOA e inclusive vai dividir espaço com os antigos Tucson e ix35, fazendo do nosso País o único a oferecer as três gerações do modelo simultaneamente. O novo utilitário-esportivo chega para brigar diretamente com o Jeep Compass, com preço inicial de R$ 138,9 mil.
O Hyundai New Tucson, a exemplo dos demais modelos da fabricante sul-coreana, apresenta um visual arrojado. Na dianteira da carroceria, há faróis espichados para as laterais, que são interligados hexagonal, esta com três filetes vazados em alumínio e moldura cromada, além do para-choque com formato mais robusto. Já nas laterais, o carro conta com linha de cintura elevada e um vinco marcante logo acima das maçanetas das portas, enquanto na traseira o destaque vai para as lanternas que invadem a ampla tampa do porta-malas.
Por dentro, o New Tucson não surpreende pelo desenho das peças, apelando mais para o lado ergonômico. O painel é parecido com o do novo Elantra e também do novo Creta, com saídas de ar verticais e um largo console central que abriga a central multimídia, os comandos do ar-condicionado, a alavanca de câmbio e o botão do freio de estacionamento elétrico.
Nas medidas, são 4.475 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.655 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.670 mm e altura livre do solo de 172 mm. O porta-malas leva até 513 litros.
O motor que equipa o Hyundai New Tucson é um inédito 1.6 T-GDI (Gasoline Direct Injection) a gasolina, dotado de injeção direta de combustível e turbocompressor, capaz de desenvolver 177 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 27 kgfm de torque, entre 1.500 e 4.500 giros. Este propulsor trabalha juntamente com uma transmissão automatizada de sete velocidades e dupla embreagem e tração dianteira.
De acordo com a Hyundai, o crossover apresenta mais de 50% de aços de ultra resistência, conferindo uma alta rigidez torcional, diminuindo ruídos e vibrações.
A linha do New Tucson dispõe de duas versões: GL e GLS. O primeiro modelo é equipado de série com airbags frontais, laterais e de cortina; freios ABS com EBD; controle eletrônico de estabilidade; controle de tração; alarme; Isofix; grade frontal fosca; rodas de 18 polegadas; retrovisores com piscas em LED, ajuste elétrico e rebatimento elétrico; rack de teto; sensor crepuscular; bancos, volante e manopla de câmbio em couro; banco do condutor e passageiro com ajuste elétrico e lombar e banco traseiro rebatível.
Há ainda ar-condicionado de duas zonas; destravamento das portas e partida do motor sem chave; sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto; volante multifuncional; controle de cruzeiro; painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas; câmera de ré e saída de ar para a segunda fileira de bancos.
Já a variante topo de linha agrega faróis com projetor e fita em LED; lanternas traseiras em LED; grade frontal cromada; teto solar panorâmico com sistema antiesmagamento; maçanetas externas cromadas; retrovisores com luz de cortesia (iluminação de poças); painel de instrumentos Super Vision com tela de 4,2 polegadas, entre outros.
Confira abaixo os preços do novo modelo:
New Tucson GL: R$ 138.900
New Tucson GLS: R$ 147.990
A Hyundai oferece garantia de cinco anos, sem limite de quilometragem. Por um período de um ano, o motorista conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional.