Hoje o pessoal de comunicação da Hyundai na Europa acordou cedo para soltar na internet a primeira imagem da nova geração do i30 hatchback. Ficou bem bonito, diga-se de passagem. O modelo, lançado em 2007, aderiu as linhas ousadas com traços agudos e nervuras típicos da nova identidade estética da marca coreana, que há algum tempo já deixou de fazer carros feios. A estreia do carro – não se sabe ainda se o carro é um conceito ou já a versão definitiva – está marcada para setembro, no Salão de Frankfurt.
A Hyundai ainda não abre o bico sobre quando o novo i30 estreia nas lojas, mas é possível que isso aconteça nos primeiros meses de 2012, ao menos no mercado europeu. Por lá, o público compra o hatch coreano fabricado na Republica Tcheca, planta que deve estrear a próxima geração do hatch primeiro que a unidade coreana, de onde vem as unidades à venda no Brasil. Essa linha de montagem ainda deve manter a produção da gama atual por algum tempo.
Pode ser que o i30 2012 também receba alguns dos componentes mecânicos avançados que a Hyundai já possui, como câmbio de dupla embreagem e motores com sistema de injeção direta de combustível.
gOSTEI
Nunca gostei do I30. Frente de Corsa com traseira de Sandeiro. Mas esse agora está Lindo! Lindo! Lindo! Entrou na minha lista de desejos….rs
Melhorou consideravelmente!
Confesso que o i30 atual não me comove, apenas suas rodas, porém é inegável seu sucesso nas vendas. Agora imagine o novo i30 e ainda com motor flex, já que só uso álcool independente do preço, por causa do desempenho e ser menos poluente.
O novo i30 2012 é um hatch verdadeiramente belo, resta ver a traseira.
Se a Caoa não arrebentar com o carro como ela fez com a Subaru e seus Legacys com preços absurdos, como ela tem feito com a nova Tucson vulgo ix35 e seus preços absurdos, será um sucesso de vendas igual os imbatíveis Corolla e Civic foram nos seus momentos de lançamento.
O i30 2012 pela beleza, e ainda se vier com melhoramento mecânico como citado pelo Blogauto "dupla embreagem e etc", não terá para a concorrência" a não ser seu concorrente direto novo Ceed 2012 que acredito será mais bonito ainda já que prefiro a linha da Kia que segue o estilo mais próximo do europeu.
A Vw que já pastaria com o novo Golf 6, agora com o 4,5 sem comentários.
A Ford com o não tão desatualizado Focus que já está levando lambada com o atual i30 já era com o i30 2012, vamos aguardar o novo Focus, mas a Ford é muito lenta para responder a seus concorrentes na busca do topo do mercado.
A Peugeut com o 308,5 terá um belo carro, mas com câmbio tiptronic e com sua grande desvalorização não será páreo.
A Citroen com o C4 hatch e com o novo C4 hatch que é mais sem graça do que o anterior não dará conta, a não ser que importe o DS4 a preço condizente, o que é difícil para a linha DS3 e 4.
A Gm com o Cruze hatch é piada, pois a coluna C do hatch é horrível a meu ver, a falta de parábola dupla torna a frente muito simples, e seu hatch não conseguiu ter o caimento da coluna C e traseira como é bem realizado no sedan. O Astra europeu seria um concorrente a altura, mas como não virá, perderá de goleada.
A Fiat com o Bravo, que tem um bonito carro tem dificuldade em emplacar carros com valores de mercado mais alto do que os populares, seu último grande sucesso é da época do Tempra.
A Renault não apresenta seus Megane hatch no Brasil que também não seriam páreo, apenas o Mégane 2 portas que é um belíssimo carro, já que o 4 portas não é agradável em design.
Talvez, dependendo do motor e preço o novo Dodge que até mesmo poderá ter marca da Fiat no Brasil com seu novo Hatch sob a plataforma do Alfa Giuliette será quem sabe um belo concorrente, isso se vier para o Brasil.
A Toyota não importa o Auris, a Mazda não importa o Mazda 3 hatch, a Subaru não tem um belo Impreza mesmo com a recente atualização que ainda não chegou no Brasil.
Enfim o i30 ficará praticamente sem concorrente atualizado no Brasil, com excessão do Ceed.
O atual i30 é um ótimo carro: construção, dirigibilidade, estabilidade, equipamentos, etc. Seu design, ainda que não agrade a todos, é bem resolvido em minha opinião. O preço é competitivo, apesar do imposto de importação que ele paga e seus concorrentes não. Seu maior pecado é o câmbio de 4 velocidades. Muito provavelmente esse problema será coisa do passado nessa nova versão e ainda teremos melhorias na motorização, com ganhos em consumo. Agora, esse novo design… realmente ficou matador! Difícil de ser superado.
Belo carro. O preço, com certeza, será ESTUPENDO.
Para completar só falta a CAOA importar da Coréia toda a linha de produção do atual i30 (que será descontinuado lá) para produzi-lo aqui, exclusivamente para o pouco exigente mercado brasileiro. Tal como fez com o Tucson, substituído mundialmente pelo IX35.
indignado disse: "(…) só falta a CAOA importar da Coréia toda a linha de produção do atual i30 (…) para produzi-lo aqui, (…) Tal como fez com o Tucson"
Apesar de possível, não acredito nessa hipótese, pois com os novos lançamentos previstos para o segmento, como o Cruze e o 308 em um primeiro momento, e o novíssimo Focus, o novo C4 e Golf VII (será?) mais para frente, o atual i30 perderia todo o seu apelo na atual faixa de preço em que compete.
E se fosse usar a estratégia da GMB para o Astra, teria que encarar os novos compactos, como New Fiesta Hatch, Aveo, novo Punto, novo C3 e, principalmente, o novo Kia Rio. Continuaria não sendo uma boa idéia…
Que venha esse novo i30!
Poderá ser um lindo hatch, mas infelizmente será distribuido pela famigerada caoa, e se a kia importar o ceed da nova geração a briga será boa, já que teremos o novo focus aqui, e quando a vw acordar com o golf, certamante será muito tarde para recuperar o prestigio que parace definitivamente perdido.
não duvidem se trouxerem o tal "ferramental" do atual i30 para ser fabricado no Brasil ao lado do Tucson dinossouro nacional e o novo vir importado por uns 20 acima do antigo…
Oi, @Cristiano.
Tomara que você esteja certo. Mesmo ! Que parem de produzir/vender aqui o que é descartado/obsoleto lá fora. Não somos a lixeira do mundo. Mas os consumidores precisam saber disso…
ja tive um. excelente carro, vai ficar melhor ainda!
Eu pensava que o i30 receberia uma reestilização com base na "escultura fluída", mas estava enganado. Isso mostra a agilidade do grupo Hyundai-Kia em renovar sua linha.
Certamente esse carro virá ao Brasil custando pelo menos uns R$ 10 mil ou R$ 15 mil a mais, e virá apenas nas cores Preto e Prata. Por causa da elevação de preço, não duvidaria se a CAOA importasse o ferramental e produzisse a atual geração aqui e o vendesse pelo mesmo preço de hoje, ou um pouco mais barato.