O segmento de crossovers compactos acaba de ganhar um novo representante. O Hyundai Kona foi revelado nesta semana pela fabricante sul-coreana e será oferecido em mercados como Europa e Estados Unidos; para rivalizar com Nissan Juke, Honda HR-V e Toyota C-HR, por exemplo. Para atrair os olhares dos consumidores, o modelo aposta no visual mais moderno, além da ampla lista de equipamentos e dos motores mais eficientes.
Na parte estética, o novo Kona se diferencia bastante dos outros carros que compõem a gama da Hyundai. A exemplo de modelos da Citroën, por exemplo, o utilitário-esportivo ostenta um conjunto óptico duplo na dianteira; além de uma marcante grade hexagonal e para-choque robusto. As laterais contam com detalhes côncavos marcantes e molduras nas caixas de roda. Já na traseira, há lanternas afiladas que invadem a tampa do porta-malas.
O interior, por sua vez, aposta em linhas mais sóbrias. O destaque vai para a tela “flutuante” do sistema multimídia na parte central do painel. Nas medidas, são 4,17 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,55 m de altura, com entre-eixos de 2,60 m.
Entre os equipamentos, o novo Kona oferece aviso de colisão frontal; alerta de ponto cego; aviso de tráfego cruzado traseiro; alerta de mudança de faixa; farol alto automático; head-up display; sistema multimídia com tela sensível ao toque de 5,7 ou 8 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto; carregador wireless para smartphones e seletor de três modos de condução (Sports, Normal e Eco).
A respeito dos motores, o Hyundai Kona 2018 usa um 1.0 T-GDI turbo de três cilindros a gasolina, que rende até 120 cv e 17,5 kgfm; com câmbio manual de seis marchas, que segundo a marca vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e alcança velocidade máxima de 181 km/h. Há também o 1.6 T-GDI, o mesmo do New Tucson, com 177 cv e 27 kgfm; e câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem, capaz de alcançar os 100 km/h em 7,7 s e máxima de 210 km/h.
A linha contará ainda com um 1.6 turbodiesel e um 2.0 litros aspirado, com 150 cv e 18,3 kgfm, associado a uma transmissão automática de seis marchas; que será oferecido apenas nos EUA.
O Kona será vendido nos mercados europeu e norte-americano a partir de meados deste ano.