Faça as contas. Ao nacionalizar o Hyundai ix35, o grupo CAOA deixou de pagar 35% de imposto de importação e 30% de IPI extras para importados. E sabe quanto disso chegará ao bolso do consumidor? Zero. A CAOA apresentou nesta quinta-feira o Hyundai ix35 nacional, produzido em Anápolis, no interior do estado de Goiás, sob licença da Hyundai com 60% de índice de nacionalização e meta de 24 mil unidades montadas por ano.
Mas, na hora de anunciar as vantagens de comprar um Hyundai ix35 brasileiro, a empresa manteve a mesma tabela praticada com os modelos importados. Ou seja, para levar um crossover da Hyundai para casa é preciso pagar R$ 94,9 mil na versão de entrada. O Kia Sportage, seu irmão de berço, continua pagando todos esses impostos e mantém preço de R$ 89.900.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
Claro que produzir no Brasil é mais caro que na Coreia do Sul, mas será que isso simplesmente absorve toda economia em tributos que a CAOA passa a se beneficiar? Difícil acreditar. Que a resposta do consumidor, de preferência optando por modelos rivais, faça a empresa rever essa postura.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.