Depois da linha HB20, que inclui o hatch, o sedã e o modelo pseudo-aventureiro, a divisão brasileira da Hyundai terá como principal aposta um novo crossover de porte compacto, para competir com o conterrâneo Ford EcoSport e também com o Chevrolet Tracker, que vem registrando vendas acima do esperado. Eis o novo Hyundai ix25, que foi flagrado em testes pelo site australiano CarAdvice, previsto para ser lançado mundialmente no Salão de Paris, em setembro.
Porta de entrada do segmento de utilitários-esportivos da montadora sul-coreana, o novo ix25 é baseado no HB20, usando a mesma plataforma, que inclusive se trata de uma arquitetura mundial do Grupo Hyundai-Kia para modelos de porte compacto. Outros componentes também serão compartilhados entre os dois modelos, algo que irá facilitar a produção nacional da novidade na fábrica da HMB (Hyundai Motor Brasil) em Piracicaba (SP), que deverá ser ampliada, já que atualmente opera no limite.
No visual, o novo Hyundai ix25 trará a mesma identidade visual dos últimos lançamentos da fabricante, com direito a faróis e lanternas espichados para as laterais, grade hexagonal na parte dianteira da carroceria e um forte vinco nas laterais marcando as extremidades das maçanetas. E assim como no primo Soul, o crossover compacto trará uma espécie de “junção” do para-brisa com as janelas laterais, através das colunas dianteiras com revestimento em preto e do teto reto.
Por dentro o Hyundai ix25 trará linhas também bastante modernas, com diversos detalhes lembrando a cabine do HB20, como o desenho do painel das portas. E, ao que tudo indica, o novo modelo será um pouco mais espaçoso com o hatch, com 2,55 metros de entre-eixos, o que representa um aumento de 5 cm, e comprimento em torno de 4,20 m.
Ainda não se sabe quais motores equiparão o ix25, mas pelo menos no Brasil, o propulsor 1.6 litro de 128 cavalos de potência, com transmissão manual de cinco velocidades e até mesmo uma automática de seis marchas – a mesma do Kia Soul –, é dado como certo. Deverá haver ainda uma opção mais potente, talvez o 1.8 de 150 cv usado no i30, apenas com câmbio automático, também de seis relações. A tração será dianteira e, provavelmente, integral como opcional.
Os preços também não foram definidos, mas é de se apostar algo em torno de R$ 65 mil para a versão de entrada.