Bastante aquecido em todo o mundo, o segmento de crossovers compactos ganhará um novo representante no Brasil. Para rivalizar com modelos como Honda HR-V e Jeep Renegade, a Hyundai prepara a estreia do ix25 (conhecido como Creta em alguns países) por aqui. O automóvel será mostrado pela primeira vez ao público durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece em novembro, segundo fontes ligadas à marca.
O Hyundai ix25 era cogitado pela divisão brasileira da empresa há anos. No entanto, antes não havia espaço para introduzir o modelo na linha nacional, situação que se reverteu devido à crise que afeta a indústria automobilística.
A novidade deverá sair da linha de produção da unidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, que hoje é responsável pela montagem dos compactos HB20, HB20X e HB20S, que inclusive vão compartilhar uma série de componentes como o novo crossover, como é o caso da plataforma e o conjunto mecânico.
No mercado russo, o ix25 é vendido com três opções de motorização: 1.4 turbodiesel de 90 cv e 22,4 kgfm, 1.6 turbodiesel de 128 cv e 26,5 kgfm e 1.6 a gasolina de 123 cv e 15,4 kgfm, com transmissão manual ou automática, ambas de seis velocidades. No entanto, por aqui, o crossover deverá ser oferecido com o mesmo motor do HB20, um 1.6 de 128 cv e 16,5 kgfm, com câmbio manual ou automático, também de seis marchas.
Entre os equipamentos, o modelo russo oferece seis airbags, freios ABS com EBD, controle de estabilidade e de tração, direção assistida, sensor de estacionamento, câmera de ré, sistema de entretenimento com navegador GPS, ar-condicionado automático, destravamento das portas e partida do motor sem chave, bancos revestidos em couro, entre outros.
Acredita-se que as vendas do ix25 tenham início no último trimestre deste ano ou nos primeiros meses de 2017. Os preços? Não se assuste caso veja o novo jipinho sendo vendido com valores entre R$ 80 mil e R$ 100 mil.