E os rumores criados por parte da imprensa automotiva nacional se confirmaram através desse flagra, publicado na última quinta-feira (8) pelo site Noticias Automotivas. A nova geração do Hyundai i30 virá ao gostinho do brasileiro, tudo para agradar o público e obter vendas relevantes em frente à concorrência, que também está se renovando e irá se renovar – vide Cruze Hatch, Focus, e provavelmente o Golf. Como mostram as imagens que ilustram essa matéria, o novo hatch médio terá propulsor movido tanto a etanol como a gasolina, se tornando um carro flex.
O novo i30 será exatamente o mesmo modelo a venda nos demais países, desde as rodas ao acabamento interno, e continuará vindo importado da Coreia do Sul, como os demais modelos da Hyundai comercializado no mercado brasileiro – com exceção do Tucson e dos veículos comerciais. Debaixo do nome do modelo na tampa do porta-malas, há uma plaqueta com o nome em baixo relevo “flex”, o que identifica o modelo bicombustível.
Segundo publicou o site do UOL Carros, que também flagrou o modelo no território nacional, o i30 Flex está apenas em fase de homologação. Porém, ainda não se sabe qual motorização bicombustível ficará alojada sob o capô nas unidades “brasileiras” do novo Hyundai i30 Flex. Cogita-se que seja o mesmo propulsor usado nos recém-lançados ix35 e Kia Sportage, ambos também flex. Todavia, devido à potência elevada (169/178 cavalos) para um hatch médio, duvida-se que o não deverá i30 utilizar o bloco do irmão e primo maiores.
Há ainda o motor 1.6 litro de 126 do “carro design” Kia Soul, que recentemente passou por adequações para se tornar flex. No entanto, esse aparato mecânico será utilizado no futuro hatch nacional da Hyundai nas versões topo de linha, conhecido por HB, portanto não seria “legal” ter o mesmo motor em dois veículos de categoria diferente. E sem falar que o i30 seria um Veloster da vida com esse motor – o cupê de três portas também utiliza esse bloco, mas na versão que bebe somente gasolina.
Outro bloco cotado foi o motor 1.8 litro que equipa o Elantra, que poderia passar por modificações para beber álcool e gasolina. Mas até o momento não há indícios sobre a mecânica do hatch médio. Agora é aguardar pelo menos futuros anúncios da CAOA para saber mais detalhes da nova geração do i30, já que a importadora costuma divulgar os detalhes através de propagandas. O ix35 flex é um exemplo.