Para acirrar a briga com modelos como Ford Focus, Renault Megane e Volkswagen Golf, o Hyundai i30 acaba de chegar à sua terceira geração. O novo hatch médio foi apresentado recentemente pela montadora coreana e será atração no Salão de Paris, que acontece no início de outubro. Por aqui, a novidade deverá chegar no ano que vem ou em 2018.
O visual do novo i30 não surpreende, embora tenha sido projetado pelo designer Peter Schreyer. O modelo segue a mesma filosofia dos demais carros da Hyundai. Na dianteira, há uma grade hexagonal “Cascading Grille” com moldura em alumínio, faróis espichados com projetores e LEDs e para-choque com formato agressivo. Já nas laterais, o modelo conta com linha de cintura elevada e vincos marcantes. Por fim, na traseira, o destaque vai para as lanternas que invadem a tampa do porta-malas.
No interior, o novo Hyundai traz como destaque o sistema multimídia com tela “flutuante” na parte central do painel, além de acabamento que mistura materiais macios ao toque e detalhes em alumínio.
Entre os equipamentos, há central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, Apple CarPlay, Android Auto e navegador TomTom, teto solar panorâmico, sistema de frenagem de emergência, controle de cruzeiro inteligente, entre outros.
O hatch médio foi desenvolvido na Europa e é construído a partir de uma plataforma totalmente nova. De acordo com a marca, a direção está mais rápida e direta em 10%, os freios foram reforçados e carroceria agora usa aços de alta resistência em novos pontos (o dobro do anterior), resultando em aumento da rigidez em 22% e redução de peso em 28 kg.
Quanto as medidas, o Hyundai i30 2017 tem 4,34 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,45 m de altura, com distância entre-eixos de 2,65 m. Ou seja, o carro é ligeiramente mais longo e mais largo que a segunda geração, além de mais baixo, enquanto a distância entre-eixos é a mesma. O porta-malas tem capacidade para 395 litros, ou 1.301 l com os bancos traseiros rebatidos.
Entre os motores, há unidades a gasolina e diesel, incluindo um novo 1.4 litro turbo e com injeção direta de gasolina, que rende 140 cv e 24,7 kgfm, associado a uma transmissão manual de seis marchas ou automatizada de sete velocidades e dupla embreagem. Segundo dados da fabricante, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade limitada a 210 km/h.
A lista inclui ainda um 1.0 litro a gasolina, também turbo e com injeção direta, com 120 cv e 17,3 kgfm, e um 1.4 litro aspirado de 100 cv e 13,6 kgfm, ambos com câmbio manual. Entre as versões a diesel, há um 1.6 litro de 95 cv e 28,5 kgfm, 110 cv e 28,5 kgfm e 136 cv e 30,6 kgfm, todos com opção de transmissão automatizada.
A linha do i30 2017 vai incluir ainda uma versão esportiva “N”, com um motor 2.0 litros turbo a gasolina com mais de 260 cv e capaz de alcançar os 250 km/h.