Para uma marca que mexe com frequência em seus carros e geralmente com toques mais decisivos, até que a Hyundai pegou leve no i30. O hatch médio, mostrado pela primeira vez no Salão de Frankfurt em 2011 e lançado a partir de 2012, teve o primeiro facelift da segunda geração mostrado nesta quarta-feira, 10, na Coreia do Sul. As novidades, no entanto, estão mais na parte técnica que no estilo. Agora o i30 tem uma versão turbo com motor GDI de 186 cv e também câmbio de dupla embreagem, uma tendência mundial.
O visual teve apenas retoques que não mudam a personalidade do Hyundai i30 2015. A grade é o que mais chama a atenção. Passou a contar com quatro frisos cromados que embutem flaps móveis, assim como no Fusion. Eles se movem, dependendo da velocidade, ajudando na aerodinâmica. Os faróis de neblina ganharam a companhia de LEDs diurnos – na versão turbo eles ficam foram do conjunto. Na traseira, apenas uma laterna redesenhada.
O interior também não revela mudanças significativas, aparentemente agora há um sistema Park Assist, por exemplo, mas nada que chame a atenção.
Já a parte ‘técnica’, essa mudou e bem. Além da transmissão de dupla embreagem e sete marchas, há sistema Start-Stop e alguns outros recursos de segurança. Mas é o motor turbo de injeção direta que chama a atenção. O 1.6 Gamma GDI tem 186 cv de potência e mais de 26 quilos de torque, que devem conferir um desenho mais adequado ao hatch médio. A Hyundai fala em 0 a 100 km/h em 8 segundos.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O novo i30 estreia na Europa no início de 2015, como é de se esperar já que é lá que estão seus maiores rivais, o Golf VII e o Focus III. Mas dá para esperar o novo i30 no Brasil ainda no ano que vem. Como é importado, basta que o estoque se esgote para a Hyundai passar a trazer a novidade. Assim esperamos.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.