Agile? Novo Fox? Não, i20. Vem aí mais um hatch da Hyundai, mas agora um compacto. O irmão menor do i30 já está de malas prontas para o Brasil, segundo a mais recente edição da revista Quatro Rodas.
A vinda do i20 é natural e por isso não surpreende. A estratégia dos coreanos foi bem pensada: primeiro dominar o segmento dos utilitários esportivos com modelos sofisticados, mas baratos. Depois voltar a atacar o mercado de automóveis, mais uma vez começando de cima – Azera, luxuoso veio na frente, depois o i30, um hatch médio, e em 2010 o i20, hatch compacto premium.
O i20 substituiu o Getz na Europa não faz nem um ano – estreou em dezembro, depois de ser revelado em Paris. É um modelo que lembra muito o estilo do i30, mas tem uma traseira mais comportada. Possui três opções de motorização a gasolina – 1.2, 1.4 e 1.6 – e entre eixos generoso, de 2,525 m, pouco maior que o do Punto, por exemplo.
A Quatro Rodas diz que a CAOA deve receber 20 unidades para testes nos próximos dias, mas que lançará o carro no Brasil no ano que vem, além de produzi-lo na fábrica de Piracicaba que, ao que parece, voltou a ser tocada com previsão de iniciar operações em 2012.
Quanto à fabricar o i20 no Brasil, nos parece meio estranho imaginar que em três anos o i20 será atual ainda, embora a CAOA tenha resolvido bancar a produção do Tucson atual aqui enquanto o resto do mundo já se prepara para o ix35, seu sucessor.
Mas que a chegada do i20 pode agitar o segmento de hatches compactos mais caros (não vamos dizer premium porque há carros que nem merecem essa desginação, apesar do preço). Ah, sim, uma curiosidade: enquanto não fabricá-lo no Brasil, a Hyundai trará o i20 da Índia, única linha de produção no mundo atualmente.