Está chegando a hora de saber se as investidas de Toyota e Hyundai no mercado de compactos são pra valer ou apenas figuração. O Etios e o HB20 serão lançados em setembro com “pompa e circunstância”. O primeiro a chegar é o HB20, nos dias 12 a 14. Na semana seguinte, entre os dias 16 e 18 será a vez do Etios.
Ambos compartilham algumas ideias, mas as apostas são um pouco diferentes. A Toyota optou por desenvolver um modelo global, mas voltado para mercados mais pobres. Assim como a inspiração “Logan”, desenhou um carro sem apelo visual e mais preocupado com a qualidade da construção. O resultado não empolga no primeiro contato: nem o hatch nem o sedã mostram-se atraentes, ainda mais num mercado que valoriza esse item. Mas a compensação é que a Toyota preferiu trazer motores maiores – 1.3 e 1.5 – em vez lançar um carro popular.
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O espaço interno é outro ponto alto, com porta-malas volumoso e distância entre-eixos acima da média. Mas algumas soluções podem gerar críticas. Uma delas é o painel de instrumentos central, comum em algumas minivans, mas raro em carros menores. Diz-se que foi uma questão de custo já que o Etios chegou primeiro na Índia, onde o motorista fica à direita. As primeiras informações indicam que o Etios será caro, acima de R$ 35 mil.
A esperança da Toyota será sua imagem de confiabilidade e baixo custo de manutenção e o fato de ter um veículo da sua marca na garagem. Resta saber se isso vai ter impacto entre os consumidores com menos poder aquisitivo.
Já a Hyundai foi mais agressiva e determinada. Além de ter desenvolvido o HB20 em tempo recorde, optou por fazer um carro especificamente para o brasileiro. O modelo pode até ser exportado, mas, segundo a marca, isso não é prioridade. Também, ao contrário da Toyota, os coreanos se dedicaram ao design a ponto de tornar o hatch parecido com modelos maiores. O espaço não é tão generoso quanto o Etios, mas não decepciona.
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A Hyundai preferiu ter uma versão 1.0, que usa o mesmo motor do Kia Picanto, além do 1.6, outro motor flex usado na Kia, no caso o Soul. E já chegará com versão automática, de quatro marchas. Mas os coreanos preferiram guardar a versão sedã para 2013. Ela será mostrada no Salão do Automóvel, juntamente com o crossover para brigar com o EcoSport. O preço ainda é desconhecido, assim como o pacote de equipamentos, mas acredita-se que o HB20 será mais barato que o Etios – a Hyundai é bem mais determinada em ganhar mercado.
Em comum, Toyota e Hyundai estão usando uma estratégia parecida, com divulgação prévia, test-drives e condições favoráveis para esses novos consumidores. As duas instalaram suas fábricas no interior de São Paulo, maior mercado consumidor do país, e começarão a produzir em ritmo mais lento, em torno de 70 mil unidades/ano, mas a capacidade total é bem acima disso. Ou seja, vão sentir o mercado, criar uma imagem de bons produtos para aí sim começar a incomodar pra valer Volkswagen, Fiat e Chevrolet. Se acertarem no alvo, os planos podem ser antecipados, o que é a melhor notícia para o consumidor.