A CAOA já anuncia em alguns jornais a mudança de motorização do sedã Hyundai Elantra, que agora passa a ser flex e com motor 2.0. Tudo indica que se trata do mesmo motor do ix35, com 178 cv. A má notícia é que o sedã ficou bem mais caro: a versão de entrada passa a custar R$ 96 mil e a top de linha, com teto solar, R$ 99 mil, segundo concessionários de Santa Catarina, onde o anúncio já circulou.
Além disso, o Elantra passa a contar com sistema multimídia com DVD e GPS de série. Mas o valor subiu demais: antes o modelo era vendido a partir de R$ 76 mil, de acordo com a tabela fornecida pela marca.
O Elantra chegou ao Brasil em setembro de 2011 com a expectativa de incomodar os sedãs Corolla e Civic, mas não repetiu o sucesso do i30. Desde então, a Hyundai tem emplacado em torno de 300 unidades por mês. O preço nunca foi atraente e o modelo tem itens inadmissíveis para um sedã médio como freio a tambor na traseira, por exemplo. Com o aumento do IPI para importados, a coisa desandou de vez.
Agora, com motor 2.0 bem mais potente e flex, o Elantra ao menos pode compensar esse antigo ponto fraco perante os dois sedãs japoneses.