A revista Autoesporte de janeiro traz uma avaliação do Elantra feita nos EUA. O sedã da Hyundai está de passagem marcada para o Brasil em 2011 para tentar destronar a dupla Corolla/Civic dos primeiros postos do ranking de sedãs médios. A AE também mostra como será o novo Kia Rio, que virá para o Brasil por R$ 45.000.
A 5ª geração do Elantra foi lançada nos Estados Unidos no mês passado e, como vimos, traz visual “escultura fluida” na bagagem e dimensões tão generosas quantos seus rivais japoneses. Mas o destaque do carro é mesmo o “powertrain”.
O motor é um 1.8 de nova geração com 150 cv e 18.1 kgfm de torque. Com duplo comando variável de válvulas, o NU, como é chamado, ainda consegue ser econômico. Com gasolina faz 12,3 km/l na cidade e 17 km/h na estrada. A AE diz que ele será flex no Brasil.
O modelo chega ao país no 2º semestre por um preço equivalente ao Toyota e o Honda. Claro que não será o passeio que o hatch i30 tem dado na concorrência, mas o Elantra deve bagunçar o segmento. Pobres Fluence, 408 e Jetta…
A AE ainda traz alguns comparativos curiosos: Uno Way vs. Gol Rallye, Fusion vs. Optima, Focus vs. Bravo e Grand Cherokee vs. Discovery 4.