Quem comprou jornal no fim de semana deve ter se assustado com o anúncio que a Hyundai-CAOA publicou, com duas páginas inteiras e as letras garrafais dizendo “Hyundai ix35 – O legítimo Utilitário do Ano 2011” ao lado de um logo imenso da revista Auto Esporte, a criadora do prêmio. Tudo isso porque a comissão de especialistas elegeu o rival Kia Sportage em seu lugar, carro que, aliás, não recebeu nem referência no anúncio: “…superando o BMW X1 e todos os outros”.
Por “todos os outros” se entende o Sportage já que apenas três carros entraram na categoria. O que a CAOA quer dizer com isso? Que, apesar de colocar o logo da Auto Esporte e de reconhecer a importância da revista, a representante da Hyundai desqualificou a mesma porque o tal prêmio recebido pelo ix35 na verdade veio por votação dos leitores.
O verdadeiro prêmio, como todos sabem, é feito pelos jornalistas e especialistas – a votação popular serve como curiosidade, ao meu ver, embora também merecesse crédito, claro. Mas é o critério da revista e se tivesse ocorrido o inverso certamente a CAOA estaria toda feliz divulgando o ix35 como o campeão da categoria, certamente sem propagandas tão agressivas que visam confundir os leitores mais desavisados.
Até que ponto é sadia a essa “concorrência” entre irmãos? Estamos falando da mesma empresa e de lucros que vão chegar ao mesmo bolso? Claro, os representantes das duas marcas não se bicam há tempos e todos sabem disso, mas a montadora coreana deveria colocar um freio nisso, ainda mais que a estratégia da CAOA acaba afetando a imagem da Hyundai. Conheço “n” amigos que não compram um carro da Hyundai por causa da CAOA, temerosos com as invenções da distribuidora. O problema em tudo isso é que a tática de camelô do grupo brasileiro funciona, mas sabe-se lá por quanto tempo ainda.
Uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade