Vislumbro um grande problema para a Hyundai-CAOA no futuro: falta de adjetivos. Agora a marca coreana começa a divulgar a chegada do novo Azera, prevista para o final de novembro e, claro, dá-lhe adjetivos exagerados. Segundo eles, o novo sedã é o “carro de um bilhão de dólares”. A soma teria sido investida no desenvolvimento do modelo.
Como era previsto, o Azera de nova geração, já como linha 2012, custará bem mais que o atual. Segundo um concessionário, o Azera “completo” custa R$ 109.900 e o “completíssimo”, R$ 119.900. Para quem não lembra mais, o atual Azera pode sair pela bagatela de R$ 70 mil, dependendo da negociação.
Com a nova geração, a Hyundai colocará ordem no portfólio. Hoje o Sonata sai mais caro que o Azera embora seja um modelo teoricamente inferior. O Azera 2012 trará itens como motor 3.0 V6 de 250 cv (contra um de 3.3 litros de 265 cv), câmbio automático de seis marchas, ESP, onze airbags, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros. A versão top tem teto solar e banco com memória de posição.
A Hyundai, por sinal, não parece muito preocupada com o aumento do IPI. A montadora não se pronunciou após a mudança nem divulgou mudanças na tabela de preços – aliás, quase não levada a sério. Embora estejam numa posição confortável em relação à fábrica de Piracicaba, o mesmo não pode se dizer das instalações que a CAOA usa em Anápolis para montar o Tucson e o caminhão HR. Lá, índice de nacionalização é um grande segredo, mas quase ninguém acredita que atinja hoje os 65% exigidos pelo governo. Quanto aos demais importados, sabe-se lá se ficarão mais caros.