Vislumbro um grande problema para a Hyundai-CAOA no futuro: falta de adjetivos. Agora a marca coreana começa a divulgar a chegada do novo Azera, prevista para o final de novembro e, claro, dá-lhe adjetivos exagerados. Segundo eles, o novo sedã é o “carro de um bilhão de dólares”. A soma teria sido investida no desenvolvimento do modelo.
Como era previsto, o Azera de nova geração, já como linha 2012, custará bem mais que o atual. Segundo um concessionário, o Azera “completo” custa R$ 109.900 e o “completíssimo”, R$ 119.900. Para quem não lembra mais, o atual Azera pode sair pela bagatela de R$ 70 mil, dependendo da negociação.
Com a nova geração, a Hyundai colocará ordem no portfólio. Hoje o Sonata sai mais caro que o Azera embora seja um modelo teoricamente inferior. O Azera 2012 trará itens como motor 3.0 V6 de 250 cv (contra um de 3.3 litros de 265 cv), câmbio automático de seis marchas, ESP, onze airbags, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros. A versão top tem teto solar e banco com memória de posição.
A Hyundai, por sinal, não parece muito preocupada com o aumento do IPI. A montadora não se pronunciou após a mudança nem divulgou mudanças na tabela de preços – aliás, quase não levada a sério. Embora estejam numa posição confortável em relação à fábrica de Piracicaba, o mesmo não pode se dizer das instalações que a CAOA usa em Anápolis para montar o Tucson e o caminhão HR. Lá, índice de nacionalização é um grande segredo, mas quase ninguém acredita que atinja hoje os 65% exigidos pelo governo. Quanto aos demais importados, sabe-se lá se ficarão mais caros.
Caro Ricardo, "desconfio" que o vendedor esteja equivocado.
Oras, o seu "irmão" Kia Cadenza custa de R$ 119.900 (z554) a R$ 127.900 (z556), ainda sem o aumento do IPI.
Se os valores citados se confirmarem, a CAOA estará quebrando o seu paradigma de preços, o que eu duvido !!
Quanto ao "1 bilhão" gastos é mais um exagero de marketing da CAOA… pode até ser que tenham gasto isso em conjunto com a KIA no desenvolvimento do Cadenza (Azera) + Optima (Sonata) + Elantra.
Se o Sonatão chegar por esse preço vai ser tiro no pé! Cadenza tem aos kilos em estoque. Passou dos 115k já entra no território MB e BMW…
Pra vender como vendeu o antecessor, teriam que jogar o Sonatinha pra 90k e segurar o Sonatão nos 99k.
Vejam o vIXi35! Apesar de ser bem mais interessante que o fUCSON está encalhado por entrar em outro patamar de preços.
Ele ficou o xerox do irmão, agora basta saber se este preço é real, se for a Hyundai terá problemas para vender o novo Azera pois ele competira com a BMW 320i, Mercedes C180 e Volvo S60 que esta com bons pacotes de equipamentos e tem o peso da marca. Vamos esperar pra ver o que acontece.
Noticia interessante Negada!!!Divulguem….sem o IPI de importação, pode ficar vantajoso importar carros para uso próprio!!!Vai dar uma canseira…..mais pode compensar e muitooo!!
http://www.fauvelmoraes.com.br/artigos/2-artigos/…
concordo com o Babel; a concorrência faz disso: o ix35 a preço de BMW X1 encalha. O Sonata vai ter que passar para lá seus 90 paus para o Azera não passar dos 110 no versão "hiper-mega-completasso-pic@-das-galáxias".
Muita gente (incluindo a mim) admite a qualidade dos carros da Hyundai e da Kia, seja em design, mecânica, itens de conforto, conveniência e segurança. Se formos comparar com os carros de VW, Fiat, GM, Ford, aí é que os Hyundais e Kias levam ainda mais vantagem.
Porém, mesmo que eu reconheça a qualidade dos Hyundais (e Kias), eu me pergunto porque as pessoas compram esses carros enquanto a marca permanece sobre a tutela da CAOA.
A CAOA faz uma publicidade que sabidamente leva o consumidor ao erro e não é de hoje. Não que os outros fabricantes não façam o mesmo, mas a publicidade dos Hyundais vendidos pela CAOA e sua linha de abordagem é escancarada demais e é uma prática constante.
Sem mencionar tantos outros escândalos:
– Você entra no site da marca, vê o valor das revisões que dizem ser tabeladas, quando chega na concessionária, cada uma cobra o que quer (e não cobra pouco), aí você liga para a representante da marca (CAOA) e o pessoal do atendimento diz que o preço das revisões no site é sugerido e cada concessionária cobra o que bem entender.
– A fábrica da Hyundai (na Coréia) especifica um óleo para o motor (o óleo correto), aí na concessionária da marca no Brasil (geralmente da CAOA) usam um óleo com especificação diferente porque é um óleo mais barato que o óleo correto, depois de algum tempo o carro (com o óleo fora de especificação) começa a apresentar problemas, o motor começa a fazer barulhos estranhos…
– Diz que o Veloster tem um motor (GDI), mas o carro vem com outro (DOHC), diz que o carro tem uma potência, quando na verdade tem uma potência menor…
– Sempre cobram ágio em seus lançamentos…
– Cobram R$ 5 mil por uma pintura branca…
Isso são apenas alguns exemplos, mas que são amplamente relatados nas revistas especializadas, nos sites, nos blogs, nos fóruns…
Então, com esse tipo de prática, eu não posso considerar realizar uma transação comercial com esse grupo empresarial. Primeiro, porque eu dou valor ao meu dinheiro e segundo, como consumidor consciente devo sempre abolir empresas com esse tipo atuação que não respeita o consumidor ou empresas que tenham uma conduta duvidosa.
Reafirmo, os atuais carros da Hyundai (e da Kia) são muito bons, mas enquanto a Hyundai não assumir a operação no Brasil, infelizmente eu não compro um carro dela.
Embora a Hyundai e Kia possuam representantes diferentes (a Hyundai é representada pela CAOA e a Kia é representada pelo grupo Gandini), a Kia comete falhas similares às da Hyundai no meu ponto de vista de consumidor:
– Seus carros quando lançados apresentam ágio, são anunciados preços nas revistas, sites, blogs, mas no momento da compra os preços são maiores. O novo Sportage é um exemplo clássico.
– Ela na propaganda da tv apresenta um produto mais sofisticado, mas quando se chega na concessionária, o veículo é mais simplório. Falo da propaganda televisiva do Picanto, que aparece com faróis com canhão elipsoidal com xenon e leds… quando os conhecedores mais ávidos sabem que os Picantos vendidos no Brasil não dispõem de tal equipamento. Infelizmente até no site da Kia Motors do Brasil, é citado que o carro tem faróis com leds… Eu ainda não vi nas ruas, nem nas concessionárias o Picanto com tal farol, já vi apenas na Europa.
@Ricardo Junior, veja só que tanto o Tucson como o Sportage aqui vendem apenas versões 4×2, tirando o maior mérito de serem crossovers, apesar do preço cheio.
Mas não é só a CAOA que é desonesta, veja a Renault chamando o Dacia Duster de SUV… essas montadoras consideram o consumidor brasileiro completamente estúpido – aquele que compra golf iv, kombi, e outras aberrações do terceiro mundo. Será que elas tem razão?
Brasileiro com vergonha na cara, com certeza não é só a CAOA ou a Renault que atuam de forma equivocada, nem só as 4 grandes, até marcas de luxo tentam levar o consumidor ao engano e isso não é apenas no setor automotivo.
Isso é reflexo de uma legislação deficiente, de um judiciário fraco, de políticos que só não vendem a mãe porque ainda não lhe fizeram ofertas e de uma população pouco esclarecida, cheia de frustrações pessoais e com um ego faminto, que faz de tudo para ter um produto ou um bem para se enquadrar na moda do momento, fazer parte de alguma "tribo" ou ser invejada pelos outros.
Seu apelido é bastante coerente com a idéia que eu quero passar. Alguém sério, que dê valor ao seu dinheiro e que tenha vergonha na cara vai pagar ágio, comprar o carro numa coloração imposta, levar gato por lebre só para ter o modelo da moda ? Ou só porque o amigo ou o vizinho comprou e ele não quer ficar por baixo ?
Na minha cabeça, quem tem vergonha na cara se respeita como cidadão e como consumidor, mas não parece ser o caso da maior parte dos consumidores brasileiros, que tem a sua disposição os carros mais feios, ultrapassados, inseguros e pouco econômicos do mundo, pagam uma fortuna por eles e saem por aí como se estivessem dirigindo uma obra prima da engenharia. Os números estão aí, ano após ano é um recorde atrás do outro, o Brasil oscilando entre o 4º e o 5º maior mercado do mundo e com certeza entre o 1º ou 3º que mais paga caro, e a contrapartida dos fabricantes para o consumidor é só velharia atrás de velharia.
Eu não acho nada demais o novo Azera concorrer em preço com BMW Série 3 e Mercedes Classe C, ambos de entrada. Até porque o Azera oferece mais espaço interno, tem muito equipamento e tem motor de seis cilindros que é bem mais potente que a BMW 320i ou MB C180 com seus motores de quatro cilindros.
Sem contar que na Europa, BMW é carro de polícia e MB é táxi, só no Brasil que eles tem essa áurea de alto luxo.
Ricardo Jr, no mundo intieiro Mercedes tem aura de luxo, a diferença é que o preço delas aqui é totalmente restritivo e lá fora não. Mas nos EUA, Alemanha, Japão, China, Rússia….pergunte quais marcas são consideradas de luxo. BMW e Mercedes certamente aparecerão em todas as respostas. O que é só no Brasil é considerar Hyundai um carro de luxo e achar que é concorrente de Audi só por custar um valor semelhante.
Azera por 119 mil não vai vender bem,e ponto final!
Leandro Pi, eu compreendo que um MB e um BMW tem bom acabamento, boa qualidade construtiva, tem história, tem pedigree, etc e tal. O que eu quis dizer, é que por custarem o justo (ao menos nos países de 1º mundo) eles são carros comuns, tanto que viram carros de polícia, viram táxis, não é preciso ser rico para ter um.
O que eu quis dizer é que um Azera não é um Sonata, o Azera é um carro maior, com motor de seis cilindros, com acabamento melhor que um Sonata e que pode muito bem custar algo semelhante a um Série 3 ou um Classe C de entrada. E falo isso não é porque a CAOA vai cobrar entre R$ 109 mil e R$ 120 mil por ele, falo, porque na Europa o valor de um Hyundai i40 é praticamente o mesmo de uma BMW 320i por exemplo.
de fato! Compacto de luxo ou marca genérica com modelo médio: essa é a questão que fazem as pessoas pensarem mais vezes antes de comprar carros. O complicado mesmo é um Sonata 2.0 a preço de 318i!
belo carro, jah era bom e agora ficou melhor ainda!! Claro q nao serah o mais vendido da sua categoria, e o preco pode colaborar com isto! Poderia ser um pouco mais baixo!!
quer dizer que ele perdeu 15 cv e ainda ficou 50 mil mais caro, que eu saiba toda reestilizaçao os carros ficam mais a cada nova geraçao, esse fez o oposto e ainda o preço foi pára as estrelas qual o nome disso mesmo?? Lucro Brasil,iiL,iiL
so corrigindo: mais potentes a cada geraçao…
billy, pelo que eu li o novo motor gera 270 hp (= 274 cv) e 31,6 kgfm de torque.
http://www.hyundai-blog.com/2012-hyundai-grandeur…
A Hyundai e a Kia melhoraram muito nos últimos anos, merecem ser consideradas com atenção pelo consumidor, e isso acontece de fato. O problema no Brasil é que a Hyundai é tocada aqui por uns bandidos. Lá fora, o novo Azera teve um pequeno acréscimo no preço, algo entre 5% e 10% – aqui dobrou de preço! Se colar, colou… E o Sonata é carro para custar R$ 75 mil, menos que um Fusion. Tem que ser louco para comprar um Kia ou Hyundai ao invés de um Fusion por muito menos.
Isso é Brasil – esperem para ver a fila de otários nas concessionárias Caoa…
Comerciais do carro jah estao na TV! Hyundai eh fera nesta area!!
Hyundai é fera em tudo que eles fazem, é uma questão de tempo pra eles ultrapassarem a VW, Fiat, Ford e GM e virar a maior mondadora do mundo.
Se cuidem montadoras brasileiras, ou melhor montadoras extrangeiras q se dizem brasileiras!!
Realmente a composição do preço de veículos importados no Brasil é esotérica. Os impostos são calculados sobre impostos, numa sequencia de dar inveja a um mafioso, num emaranhado de regras e decretos draconianos e fica a impressão que toda a cambada de burocratas tem um único objetivo: asfixiar o cidadão. E lá no fim, depois do “custo Brasil”, vem o “lucro Brasil”. Se cobra o que vier na telha. Porque existe a certeza de que ninguém vai protestar. Nos aguentamos caras como Sarney que nos chupa a sangue faz 30 anos e não fazemos nada. Elegimos o Tiririca que ainda não explicou o que faz um deputado…então a coisa está muito errada e necessita uma revolução total. Sem cortar o mal pela raíz não haverá um “Brasil para todos”. Sería melhor “Todos os políticos profissionais na cadeia”. Isso sim! Ah, sim! Incluíndo o Lula.
Senhores, o problema maior é que a marca Hyndai esta na mão mão de uma unica revenda no país…caoa … ela faz o que quer.. não há concorrencias entre concessionarias, como outras marcas…. nao compraria um carro destes… i30 quem comprou nao volta a comprar… pesquisem sobre isto…