Com raras exceções, as linhas de Hyundai e Kia se equivalem. Se de um lado temos o Sonata, do outro o Optima, se a Kia agora leva vantagem com o Cadenza, a Hyundai responderá em breve com a nova geração do Azera. Uma das exceções é o Soul. O “carro design” da Kia, como a agência de publicidade brasileira o batizou, não tem contrapartida na Hyundai. Aparentemente, por pouco tempo.
Com o conceito Curb, também chamado de HCD-12, que será revelado no Salão de Detroit na semana que vem, a Hyundai parece estar flertando com a ideia de um pequeno crossover, mas mais ousado que o Soul e mais perto de modelos como o Juke, da Nissan. É cedo para dizer o que significa esse protótipo, mas como o modelo da Kia faz sucesso não é absurdo pensar que a Hyundai quer algo do gênero. Por enquanto, só temos as duas imagens para fazer suposições.
Vai chegar um dia em que as montadoras sérias deixarão de fazer conceitos com cara de Flash Gordon e apresentarão somente protótipos.
Diga-se de passagem, essa enganação só existe no mercado de automóveis.
A Hyundai anda muito ambiciosa, um dia vai acontecer o mesmo que aconteceu com a Toyota em 2009, ela vai dar mais atenção para as vendas, vai descuidar na qualidade e terá que fazer um recall monstruoso. Tomara que eu esteja errado, e tomara que a Hyundai melhore o design dos seus carros, porque esses vincos e essas firulas já estão cansando