A Honda deve anunciar nesta quarta-feira, 7, a construção da sua segunda fábrica de automóveis no Brasil. Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, a cidade de Itirapina, no interior de São Paulo, é o local para o investimento de R$ 1 bilhão. A nova unidade será responsável pela produção de um inédito modelo compacto a partir de 2015.
A segunda fábrica da Honda era há tempos aguardada já que a unidade de Sumaré, aberta em 1997, opera no limite há algum tempo. O Civic, Fit e City acabam dividindo a linha de montagem o que faz com que haja falta de modelos no mercado. A montadora japonesa abriu uma pequena linha de montagem na Argentina há alguns anos, mas a capacidade limitada só serviu mesmo para dar conta das vendas em outros mercados da região. A solução? A nova unidade de Itirapina.
Apesar de boatos na época colocarem o modelo Brio como candidato a ser vendido no Brasil, é pouco provável que ele seja o escolhido para estrear a linha de montagem da nova fábrica. A razão é que o Brio é um hatch de dimensões modestas e feito para mercados asiáticos. Escolada com a situação da Toyota, que lançou o Etios no Brasil com a mesma receita do Oriente e seu deu mal, a Honda deve seguir a fórmula da Hyundai e projetar um modelo com a cara do Brasil.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
Antes da fábrica de Itirapina, a Honda estreará no Brasil um SUV compacto para brigar com o EcoSport e cia. Nesse caso, o modelo, que usa a base do novo Fit, será inspirado no Urban SUV Concept, mostrado em Detroit.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Que bom! Uma fábrica de grande porte para o nosso município, Itirapina. A cidade precisa crescer, esperamos com isso muitas oportunidades de emprego´para os nossos munícipes. Obrigada Honda, por escolher Itirapina.
Itirapina fica próxima a Sumaré?