Apesar de negar que vá produzir o Brio no Brasil, a Honda deu o primeiro passo nessa direção. Pelo menos o primeiro conhecido. A montadora registrou a patente do hatch compacto no INPI, como adiantou o blog Autos Segredos. Fomos lá no órgão confirmar e encontramos a foto acima e da peça do painel, além do Fit EV, versão elétrica do monovolume que nem imaginávamos ter sido pensada para cá.
É verdade que essa prática não significa que um veículo está confirmado para o nosso mercado – empresas conscientes se precavem contra possíveis cópias de seus produtos em países com potencial de vendas, com exceção da China cuja legislação de direito autoral é uma piada -, mas o Brio, mesmo não sendo desenvolvido aqui – e sim na Tailândia – é justinho para nosso consumidor.
Se não é um primor de design, é bem mais atraente que seus rivais japoneses Etios e March. Também é um passo natural para uma marca que chegou a ser a 5ª mais vendida no país e que ultimamente perdeu espaço para várias concorrentes. Já questionamos executivos da Honda sobre o Brio e eles foram vagos a respeito, mas o que se imagina é que o modelo poderá ser fabricado em Sumaré já que existe espaço e planos de ampliação para a unidade. Além disso, o Brio usa a mesma plataforma do Fit, o que é meio caminho para a produção nacional.
Será que teremos um motor 1.0 i-VTEC a caminho? Se acertar na receita e não cobrar absurdos, o Brio pode ser mais um compacto a abalar o domínio de VW, Fiat, GM e Ford. Mas isso só em 2013.