Apesar de negar que vá produzir o Brio no Brasil, a Honda deu o primeiro passo nessa direção. Pelo menos o primeiro conhecido. A montadora registrou a patente do hatch compacto no INPI, como adiantou o blog Autos Segredos. Fomos lá no órgão confirmar e encontramos a foto acima e da peça do painel, além do Fit EV, versão elétrica do monovolume que nem imaginávamos ter sido pensada para cá.
É verdade que essa prática não significa que um veículo está confirmado para o nosso mercado – empresas conscientes se precavem contra possíveis cópias de seus produtos em países com potencial de vendas, com exceção da China cuja legislação de direito autoral é uma piada -, mas o Brio, mesmo não sendo desenvolvido aqui – e sim na Tailândia – é justinho para nosso consumidor.
Se não é um primor de design, é bem mais atraente que seus rivais japoneses Etios e March. Também é um passo natural para uma marca que chegou a ser a 5ª mais vendida no país e que ultimamente perdeu espaço para várias concorrentes. Já questionamos executivos da Honda sobre o Brio e eles foram vagos a respeito, mas o que se imagina é que o modelo poderá ser fabricado em Sumaré já que existe espaço e planos de ampliação para a unidade. Além disso, o Brio usa a mesma plataforma do Fit, o que é meio caminho para a produção nacional.
Será que teremos um motor 1.0 i-VTEC a caminho? Se acertar na receita e não cobrar absurdos, o Brio pode ser mais um compacto a abalar o domínio de VW, Fiat, GM e Ford. Mas isso só em 2013.
Seria bom se a honda e a toyota realmente lançasse compactos com preço de gol e palio so assim cairia a soberania deles no mercado….
A Honda tem que ter brio para combater os compacto das grandes marcas "nacionais".
mais uma porcaria de low-cost….
Honda eh mto boa em acabamento, em estilo e mecanica tbem, serah bem vindo um carro de entrada pra disputar mercado!!
Q se cuidem VW, GM, Fiat e Ford, e claro as outras japonesas coreanas e chinesas!
feio que so ele mesmo
A Honda demorou pra lançar esse tipo de modelo no Brasil pq ele da menos lucro que os outros segmentos, ou seja, eles preferem vender menos com um lucro maior, e nós acabamos sempre com os mesmos modelos, infelizmente.
Daniel, vc está corretíssimo, mas mto mesmo!! A Honda não aumeta seu ridículo portfólio de 4 Carros, pq quer lucrar absurdamente aqui no Brasil, vendendo o Fit que não tem justificativa custar mais do que 40.000,00 por 54.000,00. Ela não visa o seu consumidor e sim só o lucro dela. Infelizmente é isso, mas já acabou tbm a soberania da donda Honda, pq hoje a Hyundai está engolindo ela… que peninha…
eh uma falta de brio lançar esse carro
Celta by Honda
As japonesas irão engolir as quatro grandes em matéria de carros pequenos. Tudo é questão de tempo.