A Honda confirmou ao jornal Valor Econômico que procura um novo terreno para construir sua segunda fábrica de automóveis no Brasil – a marca tem hoje apenas a unidade de Sumaré, no interior de São Paulo, além da fábrica de motos em Manaus.
Segundo o novo presidente da Honda no Brasil, Masahiro Takedagawa, apesar de Sumaré ter apenas 10% da área utilizada, o terreno precisa ter grande parte dele preservado por questões ambientais e a necessidade de pátios e outras estruturas impedem que haja condição de ampliar significativamente a fábrica.
Hoje a fábrica de Sumaré opera no limite, com 140 mil carros produzidos por ano. Para dar conta da demanda, a Honda criou o terceiro turno e abriu uma pequena fábrica na Argentina que compartilha a produção do sedã Honda City.
Mesmo assim, se quiser crescer precisará de um produto popular que exigiria a tal fábrica. O compacto Honda Brio, lançado na Ásia, está fora de questão por ser pequeno para o padrão brasileiro.
Novo Fit
Embora não tenha revelado quando nem onde será construída a nova fábrica, Takedagawa disse que existem dez cidades candidatas. Como se sabe, montadoras não costumam revelar seus planos estratégicos no início. Quando divulgam algum investimento ele já está sendo usado há algum tempo. Por isso, imagina-se que a Honda esteja, de fato, com os planos da segunda fábrica prontos, esperando apenas a definição do local mais vantajoso.
A razão é que o novo Honda Fit deve mudar em 2014 e, na sua esteira, o City também. Os rumores são que o Fit continuará sendo feito em Sumaré enquanto o City irá para a Argentina apenas. Com uma nova base, esses carros ganharão a companhia do SUV compacto cujo conceito foi mostrado este ano. Só isso já justifica toda a produção em Sumaré.
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Mas a Honda precisaria ainda encontrar uma solução para o Honda CR-V, que perdeu mercado depois da limitação de importação do México – de 35 mil unidades, a marca deve vender apenas 10 mil agora. Essa nova fábrica poderia abrir espaço até para que ele virasse nacional, caso seja viável ainda.
Nova sede
Enquanto não revela seus planos, a Honda anunciou que está de mudança para Sumaré. A empresa possuía uma sede na Zona Sul de São Paulo, erguida há poucos anos para dar mais espaço para sua administração, que ocupava um antigo e pequeno edifício próximo ao Parque do Ibirapuera. Segundo comunicado, a Honda decidiu levar quase todos os departamentos para a fábrica a fim de aproximar os setores e melhorar a interação. Um novo prédio administrativo será construído ao lado da fábrica para abrigar os cerca de 500 funcionários que estão sendo transferidos para lá. No entanto, para a revista Exame, que antecipou a mudança em nota há algumas semanas, a Honda teria optado por desocupar o prédio na capital paulista por questões financeiras – a empresa estaria cortando custos depois de perder lucratividade com a limitação das importações do México.
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