No dia que havíamos previsto como o da chegada do City nas concessionárias, a Honda anunciou oficialmente que está produzindo o sedã compacto no Brasil. Ela diz que o carro começou a ser produzido, mas é fato que ele já sai de Sumaré há algum tempo. O lançamento para a imprensa ocorre na semana que vem e vai durar dias já que os jornalistas serão levados para Indaiatuba, local do evento, em pequenos grupos de segunda à sexta.
E, como antecipamos, os preços são aqueles mesmos divulgados na nota do dia 14, claro, que sem a precisão da tabela. Veja os preços oficiais e quanto informamos entre parênteses:
Honda City LX manual – R$ 56 210 (R$ 56 000)
Honda City LX autom. – R$ 60 010 (R$ 60 000)
Honda City EX manual – R$ 61 650 (R$ 61 500)
Honda City EX autom. – R$ 65 450 (R$ 65 500)
Honda City EX-L manual – R$ 65 375 (R$ 65 500)
Honda City EX-L autom. – R$ 71 095 (R$ 71 000)
Carro Bonito e a versão Top tem belas rodas, fez diferença no estilo do carro.
Se o porta-malas do Civic já é pequeno, imagine o desse aí!
belo carro, mas muito caro para um sedan medio.
ps.: o porta malas do City é maior do que do Civic.
E ai Toyota??
Dormindo no ponto de novo??
Seu porta malas é de 506 litros. O do Civic é ded 340 litros…
Fora isto, é menor que o Civic.
bem legal vai vender bastante 8)
@rr09
Você quer dizer 506 litros com o banco escamoteado? Porque os 166 litros têm que vir de algum lugar, e o carro já é pequeno. Não se pode ter mais que 1,55 m de altura pra sentar atrás. Francamente, esse carro devia ser cupê, mas em nome da enganação fizeram 4 portas.
A Honda desrespeita seus consumidores e admiradores brasileiros ao precificar o novo City, sedan compacto lançado dia 24 de julho, com uma margem irrisória em relação ao Civic. O City, que compartilha da plataforma do Fit, é um sedan muito seguro, espaçoso e bem acabado, como é de se esperar de qualquer produto da montadora, e estava sendo aguardado por cerca de R$ 48 mil – que é seu preço na malásia; isto mesmo, lá ele é um pouco mais barato que o Fit, que tem o mesmo preço do nosso (R$ 51 mil). Mas para a chateação geral da galera aqui, ele está sendo oferecido a partir de R$ 56 mil !! Será que por apenas R$ 5.000 abaixo do Civic (R$ 56 mil para R$ 61 mil; 8% mais barato) vai encontrar comprador, inteligente? Afinal, quem tem 56, tem 61… (ainda mais se for financiado, como a quase totalidade das vendas hoje)
A ponto fica claro quando se compara com outros modelos, até importados (que deveriam custar muito mais). Como exemplo, o novo Hyundai i30, lançamento mundial, que vem da Coréia, paga impostos elevados e ainda traz seis airbags, ABS, 145 cavalos e câmbio automático; tudo por ‘apenas’ R$ 58 mil !! (C4 Pallas: R$ 57 mil; Nissan Sentra: R$ 54 mil…)
Quem a Honda ta pensando que é?? Uma GM da vida que conta com ignorantes consumidores conservadores? Os clientes Honda costumam ser cidadãos bem informados, e não vão deixar passar batido esses valores.
Será que a Honda estaria apenas cumprindo alguma meta maluca interna de ‘aumentar a gama’, lançando um produto (City) pra boi ver? Uma espécie de Fiat Linea ou Polo Sedan, para enganar consumidores incautos?
Parece que o conservadorismo japonês retomou a unidade brasileira, combinando-se ao vício da indústria nacional de inflacionar preços de produtos em ascensão de vendas, ao invés de abraçarem o momento e triplicarem sua capacidade de produção em Campinas, talvez até reduzindo a margem para avançarem mais ainda em novas vendas.
Lamentável uma organização tão prestigiada mundialmente, autônoma e inovadora se submeter ao pessimismo de analistas de um mercado internacional cambaleante, demonstrando uma aparente ignorância da ótima situação atual do mercado automotivo brasileiro, ao tomar postura mercadológica na contramão de outras montadoras – nenhuma das quais em situação financeira melhor que a Honda – que anunciaram maiores investimentos no país nos últimos meses (GM, Fiat, Hyundai, Toyota…).
A Honda foi a primeira montadora japonesa a erguer fábrica nos EUA, em 1981. Em 1977 comprou o terreno em Sumaré, então distrito de Campinas, mas só veio a montar carros vinte anos mais tarde, com o Civic [se tivessem montado o Accord aqui em 89, hoje teríam uma gama de 4 ou 5 modelos (no japão são mais de 20 modelos http://www.honda.co.jp/auto-lineup ) todos dentre os 10 mais vendidos no Brasil…]
Em grande parte o Brasil paga caro por não ter montadoras nacionais expressivas focadas no mercado interno; Gurgel e tantos outros foram golpeados por promessas estatais não cumpridas, interesses externos comprados e gritante falta de incentivo federal. Mas o consumidor Brasileiro também mostra sua fraqueza ao consumir veículos tão caros, afinal ele paga mais por um carro que qualquer outro povo do mundo.
Esse blog tem discussões de alto nível. Quem dera todos os consumidores brasileiros fossem tão esclarecidos.
@Felipe
Ainda que o City custe caro (e realmente custa), acredito que venda bem. Basta olhar o exemplo do novo Fit que ao ser lançado foi muito criticado com relação aos preços e no entanto tornou-se sucesso.
Sobre o mercado brasileiro, acredito com toda convicção que ele não é tão concorrido quanto o mercado americano e o mercado europeu, muito pelo contrário, o mercado brasileiro parece mais uma piada, onde todas as montadoras têm espaço e não estão muito preocupadas em conquistar novos clientes (ganhar mercado). Vejam os exemplos:
– A Ford está há muitos anos no mercado local, hoje, das 4 principais, tem a menor gama de modelos e não está nem aí para ampliá-la. Possui o Ecosport 2.0 Flex, até hoje esse motor não chegou no Focus, depois não sabem porque o carro não vende.
– A GM tem a linha mais defasada, além dos seus motores, que apesar da fácil e barata manutenção, tem pouca tecnologia e alto consumo.
– A VW que já não tinha muita tradição no que diz respeito ao acabamento dos seus carros, ao lançar o Fox e o Gol G4 superou todos os níveis de contenção de custos. Ainda que o Gol tenha continuado vendendo muito, muita gente desistiu de adquirí-lo por conta daquele painel ridículo e dos plásticos usados.
– A Fiat, talvez a que invista mais, merece a 1ª primeira posição nas vendas, mas com ressalvas. Tem uma boa variedade de modelos, os modelos de entrada não tem o acabamento tão ruim quanto os modelos da VW; entretanto ela não tem motores próprios de maior cilindrada partindo de 1.6 L. Ela usa os motores 1.8 da GM e fizeram uma atualização no antigo 1.6 16v para usar no Linea.
– Honda e Toyota: possuem bons carros, com bom acabamento. Pecam pelo preço e pela pouca variedade de modelos.
– Peugeot e Renault: A primeira apresenta modelos até belos (com exceção do 207 brasileiro), os carros tem bom acabamento. A segunda apresenta carros de design duvidoso (tanto os Renault quanto os Dacia). Ambas pecam por problemas nas centrais eletrônicas e problemas de falhas no motor e câmbio.
– Citroen: talvez a única que ofereça mais por menos e que queira realmente conquistar maiores parcelas no mercado.
– Nissan: Tiida e Sentra pecam pelo design, podem até ser bons produtos e ter um bom câmbio cvt, mas fez fama no país pelas picapes e utilitários, logo o público ainda não tem conhecimento com relação aos carros de passeio.
Dessa forma, conclui-se que estar em primeiro ou último lugar no ranking de vendas para os diretores delas, é apenas uma questão de posição mesmo. Se eles se importassem realmente, veríamos políticas agressivas de preço, de promoções, carros mais equipados e melhor acabados frente a concorrentes, etc. Hoje temos carros com preços similares, acabamentos similares, nível de equipamentos similares… O que acaba definindo a compra é o fator design, ou a afinidade que o consumidor tem por uma ou outra marca.
Ou seja, todas estão felizes e acomodadas em suas posições. Quem poderia fazer a diferença é o consumidor, mas o brasileiro ainda acha que carro é investimento, compra veículo por status, paga caro sem reclamar e ainda tem prazer em dizer que fez isso.
Assim fica difícil mudar este cenário.
Lorenzo, digite no google:
"honda city porta malas" e tcham… Dá se o milagre da informação do porta malas do City com 504 para uns links e 506 para outros.
Não vou ficar criticando se o carro é pequeno ou não. O meu único senão é do elevado preço.
ehh lele esse eh o Brasil,compcto com preço de médio,médio com desenho bom mais motor antigoo…a honda aprendeu,city o carro pra mercados emergentes,71.000 eh muito granaa…com quem ele quer brigaa???
boa tarde..sobre o city tenho um polo sedan espero trocá-lo ano q vem..o city seria uma ótima opçao se nao fosse o preco comprei revistas e o preco ficará entre 56 a 71mil nesse preço o tira da briga com polo e outros sedans compactos q tem precos entre 45 a 55 e o deixa na briga com seu irmao civic..e corolla.q por sinal..ele nao tem a menor chance..eh uma pena a honda devia rever..clientes em potencial..assim como eu q esperava esse carro tenho certeza q vários assim como eu ficaram decepcionados.. to tirando meu time de campo.(pelo menos eqto vigorar essa polícica de precos da honda)..abracos
@Lorenzo
eh maior releia com atencao..o porta malas eh maior q o do civic..abracos
Até agora não entendi porque a Honda lançou esse tal de City.
Alguém saberia me dizer a que público alvo um pequeno sedan premium com preço tão apimentado ele se destinará???
O Ranking de licenciamento de 2009 aponta o Fit em 13º e o Civic em 12º, acima deles só estão os carros de entrada de mercado das outras marcas.
Quantos idiotas deixariam de comprar um Civic para comprar um City, mesmo pagando uns 6000 a mais.
Ao meu ver os únicos concorrentes dele são o "Vecastra" e o Linea, e neste caso, preço por preço eu sou mais o Linea.
Colegas rr09 e Luiz Carlos, não vou discutir os dados da 4 Rodas, mas segundo ela própria a distância entre-eixos é 22 cm menor que a do Civic. E repito: 166 litros extras (um bocado) têm que vir de algum lugar. E Arquimedes já dizia 2000 anos atrás que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Aí tem coisa mal explicada, isso tem!
@Lorenzo
Sobre a 4 Rodas, no site diz que o City é 5 centímetros entreeixos maior que o Fit, então o City mede 2,55 m, visto que o Fit mede 2,50 m. Já o Civic mede 2,70 m. Sobre o porta-malas ser maior que o do Civic, isso já era bastante divulgado antes mesmo da apresentação do carro e de acordo com a 4R ele é maior em 164 L.
http://origin.quatrorodas.abril.com.br/carros/imp…
A Honda pode ter conseguido esses 164 L a mais que o Civic da seguinte forma: fazendo um porta-malas um pouco mais comprido e alto, além de usar "braços" que ocupem pouco espaço dentro dele, ainda que não sejam pantográficos.
@Figueiredo
Talvez o público alvo desse carro, seja um pessoal mais "sofisticado" que deseje um produto superior em termos de design, acabamento e status (frente aos concorrentes de mesmo porte) sem necessariamente querer adquirir um carro "maior" como o Civic. Maior entre aspas porque em termos de comprimento o Civic mede apenas 8,9 cm a mais que o City.
E è infelizmente eu tbm tiro meu time de campo Ele parece umn bom carro ,Mas o preço está muito alto para um médio, vou aguarda o Lançamento do KIA Cerato pra ver o preço e depois verei se vale. Se não comprarei o linea Mesmo.
concordo de algum lugar te de sair, acho q se nao baixarem o preço o espero q aconteça pq.nao faz sentido um carro desses, nessa faixa de preço tem concorrentes melhores inclusive o proprio civic..abracos
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Jorge Eli :E è infelizmente eu tbm tiro meu time de campo Ele parece umn bom carro ,Mas o preço está muito alto para um médio, vou aguarda o Lançamento do KIA Cerato pra ver o preço e depois verei se vale. Se não comprarei o linea Mesmo.
linea esta fadado ao insucesso, caro demais..tem concorrentes melhores..motor ultrapassado.reaproveitado do antigo palio 1.6 16v..q foi tirado de linha a anos atras maqueado..além da velha carga da fiat em nunca conseguir emplacar um carro mais requintado.vai me desculpar mas quemcomprar ta perdendo dinheiro pois tem opcoes melhores e na mesma faixa de preco.abracos
Lorenzo, o nosso CIVIC é um modelo semelhante ao CIVIC Americano. Lá não há a obrigatoriedade de ter se um estepe nas mesmas dimensões das demais quatro rodas. Utilizam uma roda/pneu mais finos e menores.
No Brasil, há a obrigatoriedade do estepe ser das mesmas dimensões das demais rodas. Com isto, a Honda teve de "sacrificar" parte da capacidade de carga. Fato que é facilmente visto se vc erguer o tecido que cobre o estepe. Lá há um "enchimento" que serve para deixar o porta malas plano.
No CITY, sua capacidade de carga se deve principalmente às dimensões altura x comprimento do porta malas, superiores às do CIVIC.
Se entre eichos fosse algo primordial para a capacidade de cargas, Siena e Clio Sedan não teriam mais de 500litros no porta malas!!!
E quando acabar a isenção do IPI, quanto este carrinho custará?
É um absurdo, as montadoras utilizaram esta isenção do IPI para reajustar seus preços para cima. Só elas ganham!!!
A Honda fez isto com o New Fit, Civic e agora CITY!
Que inveja dos demais mercados, onde carros básicos e acessíveis vem completos e para terem consumidores a fim de tê-los as montadoras os tornam mais confortáveis, seguros, ágeis, belos, econômicos, limpos… a cada geração. E nem por isto, custam mais caro que os anteriores!