A Honda também deve aderir aos motores turbo no mercado brasileiro. Em um anunciado emitido recentemente, a fabricante japonesa anunciou que os novos propulsores da linha VTEC Turbo serão oferecidos por aqui. O primeiro modelo a receber a novidade será a nova geração do Civic, que deve começar a ser vendido no final do ano que vem.
Esses novos motores trazem comando variável de válvulas com redução de atrito, turbocompressor com respostas rápidas e injeção direta de combustível. Além de mais potência e torque, os motores prometem redução de consumo de combustível de 5% a 10%.
O novo Honda Civic 2017 será equipado com o motor 1.5 litro VTEC Turbo, que já é oferecido em sua versão para o mercado norte-americano, capaz de desenvolver cerca de 178 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque a 1.800 rpm, associado a uma transmissão automática do tipo CVT. No entanto, para o Brasil o motor vai receber a tecnologia flex, passando a desenvolver mais de 180 cv.
A linha de motores da Honda inclui ainda o 1.0 litro VTEC Turbo de três cilindros, que deverá equipar o monovolume Fit e o sedã City, e provavelmente o crossover HR-V. O propulsor, ainda sem detalhes divulgados, deve ter aproximadamente 120 cv e 17 kgfm, números superiores ao do atual 1.5 i-VTEC aspirado que equipa os compactos da Honda.
Por fim, a Honda oferecerá o 2.0 VTEC Turbo de quatro cilindros, com pouco mais de 280 cavalos. Por se tratar de um propulsor potente, a unidade deve equipar apenas os carros esportivos da marca, como é o caso do Civic Si Coupé por aqui.
Vídeo: ex-piloto de Fórmula 1, Luiz Razia ensina com melhorar sua performance nas pistas
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.