A Honda está marcando presença na 45ª edição do Salão de Tóquio, no Japão; com modelos interessantes para a sua futura gama de automóveis e motocicletas. Entre os destaques, há exemplares conceituais movidos a eletricidade e até mesmo versões mais eficientes de modelos já conhecidos; como é o caso do scooter PCX nas variantes Electric e Hybrid.
Do lado dos automóveis, o estande da Honda exibe o Sports EV Concept, um modelo que combina um aparato elétrico com inteligência artificial; reunidos numa carroceria compacta. Há ainda o Urban EV Concept, que como o próprio nome indica é um carro para os centros urbanos; com direito a motorização elétrica – ele deve chegar às ruas em 2020. Outro protótipo elétrico é o NeuV, que traz inteligência artificial – capaz de avaliar o nível de stress do motorista com base nas expressões faciais e/ou o tom de voz e dá assistência para uma condução mais segura.
O espaço conta ainda com a nova geração do CR-V em sua versão “Sport Hybrid i-MMD”, que usa dois motores e tração dianteira ou nas quatro rodas; marcado para chegar ao Japão em 2018. O Clarity PHEV também está sendo mostrado por lá com um conjunto híbrido plug-in; capaz de fornecer autonomia elétrica de mais de 100 quilômetros. Há também o RoboCas Concept, um produto pequeno de mobilidade elétrica que traz diferentes variações de espaços de carga com uma tenda; que podem ser combinadas com uma carroceria básica de um veículo compacto.
Entre as motocicletas, se sobressai a Riding Assist-e, uma motocicleta experimental que visa tornar a vida dos motocicletas mais divertida com menor risco de quedas; a Neo Sports Café Concept, com estilo naked; a Super Cub 110, que comemora o marco de 100 milhões de unidades produzidas; e a Super Cub C125, que traz novas tecnologias como a chave inteligente e o banco com abertura elétrica.
Há também a Monkey 125, com motor monocilíndrico; faróis em LED e instrumentos digitais; a nova geração da Gold Wing, dotada de motor de seis cilindros horizontais postos, câmbio automatizado de sete marchas e suspensão exclusiva com braços duplos em “V” (programada para chegar ao mercado em abril de 2018); a Cross Cub 110, que tem um estilo crossover; e a PCX Electric e PCX Hybrid, ambas com conjuntos mecânicos mais “amigos do meio-ambiente”.
A marca apresenta ainda outras soluções de mobilidade. Entre elas, há o Ie-Mobi Concept, que conecta o lar com o automóvel e permite fornecer energia do carro para a casa e vice-versa; a Fure-Mobi Concept, com tamanho equivalente a uma cadeira de rodas elétrica, mas capaz de acomodar duas pessoas e interagir com elas; e a Ai-Miimo Concept, baseado no cortador de grama robótico auto propelido Miimo; mas com sistema de inteligência artificial capaz de interagir com o usuário e auxiliar em sua vida diária.