Visual totalmente remodelado, interior de melhor aparência com materiais de melhor toque, diversos novos equipamentos voltados à tecnologia e segurança e um motor mais econômico. Essas são as principais armas da Honda para enfrentar a nova concorrência coreana, principalmente, com o lançamento da nova geração do utilitário-esportivo CR-V, anunciada pela montadora japonesa na última sexta-feira, 2. Foram quase cinco anos após o lançamento da terceira geração do modelo, que, apesar de estar defasada diante a concorrência, obtinha números bastante empolgantes nas vendas (até a frente dos modelos mais novos da categoria), principalmente nos últimos “suspiros” do CR-V, quando as concessionárias da Honda ofereciam descontos a ponto de atrair o consumidor.
O visual do CR-V “brasileiro” é exatamente o mesmo da versão vendida nos Estados Unidos, lançada pela Honda no último Salão de Los Angeles. Ou seja, por todos os ângulos o crossover exibe tal robustez. A dianteira é marcada pela grade preta com filetes cromados que destaca o logotipo “H” da empresa no centro, e é ligada aos faróis, pontudos que invadem a lateral do carro. O para-choque apresenta linhas mais atuais e dentro da filosofia de visual da marca, com acabamento em preto na parte inferior.
A lateral é marcada pelo conjunto de janelas – três, ao total, a exemplo da versão anterior. O modelo tem linha de cintura mediana, e mostra um marcante vinco nas extremidades das maçanetas, cromadas dependendo da versão de acabamento. Logo na lateral do CR-V, são notáveis as lanternas robustas do carro, que são mais bem visualizadas na parte traseira. Partindo para ela, o Honda ostenta uma espécie de “calombo”, marcado pelo anguloso vidro traseiro e as lanternas robustas.
A tampa do porta-malas do carro é bastante ampla, permitindo maior facilidade na acomodação de grandes objetos no compartimento de bagagens do veículo. E assim como na dianteira, o para-choque traseiro também tem acabamento em plástico preto na parte inferior, que ostenta mais baixo os refletores, também conhecidos como “olhos-de-gato”.
Um dos grandes atrativos é o i-MID (intelligent Multi-Information Display). Esse sistema nada mais é do que uma central inteligente, que exibe em uma tela de LCD diversas informações, como sistemas de áudio e de navegação, computador de bordo, imagem da câmera de ré e conexão Bluetooth, e opera como interface para customização do veículo. Isso sem contar o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Essa central estará disponível nas três versões do carro (LX MT, LX AT e EXL AT).
O novo CR-V também ganhou uma nova versão para complementar sua gama no mercado brasileiro. Comercializado até então nas variantes LX e EXL, o crossover importado do México agora irá oferecer um modelo com transmissão manual para a versão de entrada, a LX.
Além disso, novos itens de segurança incluídos na versão EXL, como os sistemas MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que colabora à estabilidade do veículo, e HSA (Hill Start Assist), que auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal, estão entre os novos itens de equipamentos de segurança de maior tecnologia.
i-MID – Confira abaixo o detalhamento das funções do sistema
Computador de bordo
Nesse espaço, o condutor tem acesso aos hodômetros total e parciais A e B; temperatura externa do lado esquerdo da parte inferior; relógio do lado direito da parte inferior; consumo médio de combustível com duas possíveis leituras, A e B, apresentadas no mesmo campo, e autonomia, que é apresentada em alcance. O computador de bordo também conta com o medidor do consumo instantâneo.
Sistema de áudio
As seguintes funções do sistema de áudio são apresentadas por meio do i-MID: rádio, CD ou USB; frequência da estação de rádio sintonizada; nome da rádio, música, imagem do álbum e número da faixa, entre outros detalhes.
Customização de funções
Diversas customizações ou personalizações do veículo são possíveis por meio da central i-MID. É possível configurar o papel de parede (fundo de tela) inserindo uma foto pessoal, a tela de boas vindas, o idioma, o temporizador da luz interna, o desligamento do farol, e o travamento das portas. Os controles do lado esquerdo do volante permitem a navegação pelas funções e a escolha dentre as opções. A navegação é simples e intuitiva. Uma foto ou imagem pode ser inserida na central. Basta conectar um PEN DRIVE com fotos na entrada USB.
Mensagens de alerta
Todas as mensagens de alerta têm prioridade de exibição e são mostradas imediatamente no instante da ocorrência. No entanto, uma vez exibida, o condutor pode alternar as telas normalmente sem que o aviso seja perdido. O i-MID é também capaz de emitir alerta toda vez que existir uma falha nos sistemas.
Função Econ
O Honda CR-V é o espelho de uma marca comprometida com o respeito ao meio ambiente. Assim como o Civic 2012, o modelo vem equipado com o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Ao acionar o botão, a mensagem “ECON ligado” é mostrada no painel i-MID. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condicionado e piloto automático. Vale ressaltar que o Honda CR-V preserva sua agilidade para quem aprecia uma condução mais esportiva. Basta desativar a função ECON. Veja o que acontece quando se aciona a função ECON.
1. Controle eletrônico da injeção de combustível
Quando o condutor solicita o máximo de desempenho através do pedal do acelerador (pisa fundo), o sistema, que tem acelerador eletrônico, atende imediatamente. Com a função ECON ativada, há um controle na abertura da borboleta de aceleração e consequentemente na resposta à solicitação, tornando o veículo mais econômico. O veículo vai atingir a velocidade desejada, porém em um tempo um pouco maior.
2. Ar condicionado
Em ajuste automático, o sistema de ar condicionado muda a proporção de ar externo e recirculado de acordo com a situação. Quando a função ECON está ativada, 70% do ar vêm da recirculação para reduzir a carga do sistema. A função ECON também reduz a velocidade do ventilador, diminuindo a demanda elétrica.
3. Cruise control (piloto automático)
A função ECON interfere no funcionamento do piloto automático, limitando a aceleração para atingir a velocidade programada no caso de retomada de velocidade, assim o veículo chega à velocidade desejada de forma mais suave. Esta limitação da aceleração visa economizar combustível e pode causar variações da velocidade em aclives.
4. Painel de Instrumentos
Para auxiliar o motorista a economizar durante a condução, um medidor de consumo instantâneo de combustível foi adicionado ao lado direito do velocímetro. E para auxiliar ainda mais o motorista a visualizar a eficiência no consumo de combustível foram criadas barras laterais ao velocímetro digital, que alteram suas cores à medida que o veículo é conduzido. A coloração varia do branco até ficar verde, que indica a condução mais econômica.
Navegador (GPS)
A nova geração do Honda CR-V vem equipada com Navegador ou GPS (Global Position System) com tela de 6,5 polegadas, totalmente colorida e com sistema do tipo touch screen (tela sensível ao toque dos dedos). É, sem dúvida, de fácil navegabilidade.
Muito simples de ser operado, seus comandos são feitos diretamente na tela touch screen, algo inédito em modelos de sua categoria. Além da facilidade para inserir dados, o GPS está integrado com sistemas que indicam o volume de tráfego em algumas capitais. Assim, o motorista tem a informação em tempo real para tomar decisões de mudança de rota e caminhos alternativos. A Honda incorporou um sistema totalmente integrado, utilizando duas telas de LCD.
Sistema HFT (Hands Free Telephone) / Bluetooth
A versão topo de linha do Honda CR-V, a EXL, conta com conexão Bluetooth que permite atender e realizar chamadas da forma mais segura, sem a necessidade do manuseio do celular ou mesmo tirar as mãos do volante. Além das funções de discagem e atendimento, existe também a função comando de voz para fazer ligações. O sistema permite configurar até seis aparelhos celulares. No entanto, somente um pode ser utilizado por vez. Após a configuração do aparelho de telefone celular junto à tecnologia Bluetooth, toda a operação pode ser feita na tela da central multimídia ou por meio dos botões no volante de direção.
Câmera de ré
A câmera de ré localizada na tampa do porta-malas é de série em todas as versões do novo Honda CR-V e oferece maior conveniência e segurança ao motorista, permitindo pela ampla visualização da parte traseira do veículo saber a proximidade do obstáculo. No visor, o motorista ainda conta com o auxílio de linhas de referência para a melhor percepção das distâncias em manobras. Nas versões LX AT e LX MT, a imagem aparece no i-MID, assim que a marcha à ré é engatada. Na versão EXL, a visualização ocorre na tela do GPS.
Interior
Partindo para o interior, o CR-V me mostrou certa inspiração em relação à nona geração do sedã médio Civic. Tais semelhanças são notadas no painel, como no volante de três raios com botões multifuncionais, nas saídas de ar centrais e no sistema multimídia, com ou sem tela LCD sensível ao toque. Assim como no irmão menor, o CR-V teve seu interior desenhado para total controle por parte do motorista. Os comandos estão mais fáceis de ser acionados e a maior parte deles está no próprio volante de direção, que possui ajustes de altura e de profundidade.
O porta-malas do carro teve sua capacidade ampliada para 589 litros com os bancos na posição normal e preenchimento do espaço até a altura dos vidros (na geração anterior, eram 556 litros). Mas pode ser aumentado. Isso se deve à incorporação do sistema de rebatimento dos assentos traseiros, que deixa o piso de carga praticamente plano ao dobrar os bancos. Com um único movimento em uma alavanca localizada no porta-malas ou alça na lateral do assento traseiro, automaticamente é recolhido o protetor de cabeça, levanta-se o assento e é dobrado o encosto. Dessa maneira, com os bancos rebatidos, o porta-malas tem capacidade para 1.146 litros (até a altura do vidro traseiro).
O sistema de som da versão EXL possui entrada auxiliar para conexão USB para MP3 Player e iPod. Além disso, tem sistema CD Changer para seis discos, subwoofer e tweeter. Já a versão LX é comercializada com CD Player com leitor MP3 e WMA. Outro detalhe é o ar-condicionado automático digital dual-zone, que possui ajustes de temperatura para motorista e passageiros separadamente e é de série apenas na versão EXL – item que deveria ser ofertado de série em todas as versões.
A EXL conta ainda com teto solar elétrico, sensor de chuva, acabamento do volante e detalhes de portas em couro.
Outra novidade nesta nova geração é o controle remoto da chave, que tem a função de abrir e fechar as janelas (ambas as versões) e o teto solar (EXL). Os vidros elétricos de todas as versões também passam a contar com a função “one-touch”, e também com o sistema de anti-esmagamento.
Motorização
Assim como na geração anterior, o CR-V 2013 vem equipado com o propulsor de 2.0 litros, com 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC. No entanto, está mais potente. Agora o bloco desenvolve 155 cv de potência (a geração anterior tinha 150 cv) a 6.500 rpm e possui torque de 19,4 kgfm a 4.300 rpm.
A versão LX vem equipada com transmissão manual de seis velocidades, com a 6ª marcha, que proporciona maior conforto acústico ao carro em viagens com velocidade de cruzeiro constante, e um maior benefício na economia de combustível, proporcionada pelo giro bastante reduzido do motor.
Além da caixa manual, a transmissão automática continua fazendo parte da linha CR-V em suas duas versões (LX e EXL). O câmbio automático tem cinco velocidades e conta com a tecla D3. O sistema é indicado a ser utilizado em rodovias que o motorista precisa reduzir a marcha para ganhar mais força ao realizar ultrapassagens ou quando necessita encarar subidas.
Outro item destaque da transmissão automática é o Grade Logic Control, que auxilia no gerenciamento das trocas de marcha. O sistema identifica automaticamente a situação que o veículo se encontra (aclive, declive ou plano), determina a marcha adequada para aquele tipo de condição.
Segurança
Além do design, da motorização atualizada e da cabine renovada, o CR-V também recebeu alterações na sua lista de equipamentos de segurança. A linha 2013 recebeu o sistema HSA (Hill Start Assist). Ele auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal. Esse tempo é o suficiente para acelerar em rampas com inclinação maiores, sem que ocorra o recuo do veículo. Outra novidade na versão top de linha é a inclusão do sistema MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), deixando o volante mais rígido, caso o motorista tente movimentar o volante de forma que provoque instabilidade.
O projeto de carroceria ACE (Advanced Compatibility Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada) para absorção de energia em caso de impacto ficou melhor. A utilização de chapas de alta tensão foi aumentada, ganhando mais robustez e menor peso na estrutura da carroceria. Um exemplo é o capô dotado da tecnologia de deformação que possibilita a melhor absorção de impacto e dos limpadores de para-brisa em borracha em caso de colisão com pedestres.
O CR-V vem equipado com seis airbags (frontal, lateral e cortina) disponibilizados, mais uma vez, apenas na versão top de linha – a variante LX possui airbag duplo frontal. O airbag lateral da versão EXL conta com OPDS (Occupant Position Detection System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição do passageiro dianteiro ou caso o ocupante esteja sentado em posição que represente risco no eventual acionamento de airbag. Nesta condição o sistema também desativa o airbag lateral desse lado do veículo.
Ambas versões também são equipadas com cintos dianteiros com pré-tensionadores. Freios ABS (Anti-lock Braking System), que evitam o travamento das rodas, e sistema EBD (Electronic Brake Distribution), responsável em distribuir a força de frenagem de maneira uniforme, também fazem parte do pacote.
O Honda CR-V vem equipado com suspensão independente nas quatro rodas. Na dianteira, é do tipo McPherson e oferece respostas rápidas, proporcionando estabilidade em curvas acentuadas e maior contato com o solo. A traseira vem equipada com o sistema Double Wishbone, que ocupa pouca área e permite otimizar a distribuição do espaço interno.
A versão EXL do modelo conta com o sistema de tração 4WD Real Time, que age automaticamente quando se necessitam de uma maior tração e de aderência, casos de terrenos escorregadios e acidentados. Esse tipo de tração melhora a dirigibilidade e reduz o consumo de combustível, uma vez que utiliza a tração nas quatro rodas apenas quando necessário. Outra “mordomia” é que ele é desativado também automaticamente durante as frenagens. A versão LX possui a tração dianteira 2WD.
Preços
Honda CR-V LX 2.0 4×2 MT – R$ 84.700
Honda CR-V LX 2.0 4×2 AT – R$ 87.900
Honda CR-V EXL 2.0 4×4 AT – R$ 103.200
O Honda estará disponível com três anos de garantia sem limite de quilometragem, nas cores Preto Cristal, Cinza Titanium, Cinza Paladium, Prata Metálico e Branco Tafetá.
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