Cerca de seis meses após terem sido lançadas lá fora, as novas Honda CB 650 F e CBR 650F acabam de serem introduzidas no mercado brasileiro. A linha 2017 da naked e da esportiva chega com mudanças nos grafismos e combinações tricolores exclusivas para o País e que remetem a escuderia de competições da montadora japonesa, o Team HRC. Além disso, os modelos ficaram mais caros.
Há duas combinações de cores: vermelha, branca e azul com rodas douradas, e vermelha e preta com rodas pretas, que de acordo com a Honda foram inspiradas nas motocicletas de competição e também nos modelos esportivos de maior cilindrada da linha. Os novos grafismos foram desenvolvidos pelo time de designers da empresa no Brasil.
Outra novidade introduzida na linha 2017 foi o aprimoramento do sistema de controle de emissões de poluentes, entrando nos conformes da segunda fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (PROMOT 4). Entre as alterações, há a adição de um sistema de cânister, com filtro de carvão ativo para emissões evaporativas do tanque de combustível e aprimoramentos no sistema de catalisador.
Como resultado, as emissões de poluentes tiveram uma redução significativa em gramas emitidas por quilômetro rodado: 42,7% no monóxido de carbono, 36,5% em hidrocarbonetos e 4,2% de óxido de nitrogênio. A quantidade de monóxido de carbono emitida em marcha lenta caiu pela metade.
O motor que equipa os dois modelos da linha CB 650 é um quatro cilindros em linha, com sistema DOHC (Double Over Head Camshaft), duplo comando de válvulas no cabeçote, 649 cm³ de capacidade e arrefecido a líquido, que gera potência de 87 cv a 11.000 rpm e torque de 6,4 kgfm a 8.000 rpm. O câmbio é de seis velocidades, com a transmissão final feita por corrente.
Tanto a CB 650F como a CBR 650F estão disponíveis em versões únicas com freios ABS, com preços de R$ 37 mil e R$ 38,8 mil, respectivamente. Ambos os modelos têm garantia de três anos (sem limite de quilometragem) e o Honda Assistance, que contempla resgate e assistência ao motociclista em todo o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Venezuela.