A Honda lançou nesta semana no mercado indiano o Brio, primeiro modelo de entrada global da marca. O hatch compacto estará disponível em quatro versões de acabamento (E, S, S (O) e V) e seis cores para a carroceria.
O visual do Honda Brio é agradável, com vincos profundos – principalmente na lateral – e linhas arredondadas. Contudo, a traseira divide opiniões, sobretudo pela tampa do porta-malas em vidro. Porém, a tampa do porta-bagagens não foi criada para “tentar” passar certa sofisticação, ela foi elaborada para privilegiar a visibilidade do motorista.
No interior, a qualidade está dentro do padrão da empresa, porém, obviamente, mais “simplório” no acabamento, que o fará concorrer com Fiat Uno, Volkswagen Gol, Nissan March, etc. O espaço interno é o suficiente para acomodar até quatro passageiros com conforto em viagens curtas. São 3,61 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,48 m de altura e 2,34 m de entre-eixos.
Os preços do automóvel vão de 395 mil rúpias (cerca de R$ 14,7 mil) a 510 mil rúpias (R$ 19 mil). Sob o capô, está presente o motor 1.2 litro da família i-VTEC que gera 89 cv e 11,2 kgfm de torque e tem consumo médio de 18,4 km/l, de acordo com a Honda.
De acordo com o CEO da Honda Siel Cars India, Takashi Nagai, a marca japonesa se esforçou para reduzir custos, elevou a eficiência de produção e diminui os impactos das flutuações cambiais para oferecer um preço competitivo para o Brio. “E isso temos conseguido através simplesmente da localização, usando peças que são fabricadas localmente”, informou o chefe.
No Brasil, há dúvidas sobre a chegada do Brio. O modelo tem tudo para concorrer com os novos hatches populares Etios, da Toyota, March, da Nissan, e HB (vulgo i15), da Hyundai, mas a montadora suspendeu os planos na época da crise financeira.