A Honda lançou nesta semana no mercado indiano o Brio, primeiro modelo de entrada global da marca. O hatch compacto estará disponível em quatro versões de acabamento (E, S, S (O) e V) e seis cores para a carroceria.
O visual do Honda Brio é agradável, com vincos profundos – principalmente na lateral – e linhas arredondadas. Contudo, a traseira divide opiniões, sobretudo pela tampa do porta-malas em vidro. Porém, a tampa do porta-bagagens não foi criada para “tentar” passar certa sofisticação, ela foi elaborada para privilegiar a visibilidade do motorista.
No interior, a qualidade está dentro do padrão da empresa, porém, obviamente, mais “simplório” no acabamento, que o fará concorrer com Fiat Uno, Volkswagen Gol, Nissan March, etc. O espaço interno é o suficiente para acomodar até quatro passageiros com conforto em viagens curtas. São 3,61 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,48 m de altura e 2,34 m de entre-eixos.
Os preços do automóvel vão de 395 mil rúpias (cerca de R$ 14,7 mil) a 510 mil rúpias (R$ 19 mil). Sob o capô, está presente o motor 1.2 litro da família i-VTEC que gera 89 cv e 11,2 kgfm de torque e tem consumo médio de 18,4 km/l, de acordo com a Honda.
De acordo com o CEO da Honda Siel Cars India, Takashi Nagai, a marca japonesa se esforçou para reduzir custos, elevou a eficiência de produção e diminui os impactos das flutuações cambiais para oferecer um preço competitivo para o Brio. “E isso temos conseguido através simplesmente da localização, usando peças que são fabricadas localmente”, informou o chefe.
No Brasil, há dúvidas sobre a chegada do Brio. O modelo tem tudo para concorrer com os novos hatches populares Etios, da Toyota, March, da Nissan, e HB (vulgo i15), da Hyundai, mas a montadora suspendeu os planos na época da crise financeira.
Percebe-se que até a India é mais desenvolvida que o Brasil. Além de terem pelo menos 2 empresas legitimamente indianas – Tata e Mahindra.
Brasil continua colônia dos estrangeiros que produzem e vendem aqui produtos pelados, defasados e inseguros a preço de ouro, importam outros tantos da Argentina e do México e depois dizem pro governo que estão investindo e preservando emprego dos brasileiros. O governo e os sindicatos acreditam, muitos brasileiros que os defendem também.
Em breve no Brasil à módicos R$ 30000 o modelo de entrada. Ah, é claro, isso antes do aumento do IPI. Agora deverá chegar por uns 35000.
Eh brasilzão velho…
Brasileiros, podem dar adeus à Kia, Jac e Chery:
"A exceção aberta pelo governo ao isentar os carros "feitos" no Uruguai do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para importados pode levar a uma corrida das montadoras sem fábricas no Brasil para se instalar no país vizinho. Segundo o economista Ayrton Fontes, da consultoria MSantos, fabricantes de China, Coreia do Sul, Europa e até dos EUA, que hoje exportam seus modelos para cá, podem escolher o Uruguai para operar unidades de montagem, trazendo de suas matrizes os modelos praticamente prontos (CKD, no jargão da indústria), como já fazem hoje as chinesas Liffan e Chery, e a sul-coreana Kia, que foram beneficiadas pela mudança na regra do IPI."
tudo bem que o carrinho é feio de traseira, mas é maneirinho…os indianos podem aproveitá-lo por 14 conto…nós, em breve poderemos aproveitá-lo também…por uns 39.999,99 mil…
Traseira feia, mto feia mesmo! Agora resta saber o preco?? Atualmente dah ateh medo de perguntar preco de carro no Brasil!!! rsrsrsrsrs
TRASEIRA HORRIVEL… o interior se fosse preto com grafite ficaria melhor. Se fosse na faixa dos 39 pilas aqui eu arriscaria por ser Honda. Se o 500 é bem recheado por 39 , este pod ser maior e tbm com muitos equipamentos valeria.
"BRASIL UM PAÍS DE TODOS" I M P O S T O S
em breve IPSM (imposto para segurança melhor)
IPMS (imposto para melhorar a saúde)
IPGM (imposto para governar melhor)