Existem recalls que surgem de defeitos na linha de montagem e que não demoram a aparecer. Agora, assusta mesmo é quando uma montadora anuncia um problema com um modelo fora de linha e que está há uma década rodando por aí. É o que aconteceu com o Civic da geração passada. A Honda diz que quase 10 mil exemplares fabricados entre 2001 e 2002 podem apresentar problemas no airbag do passageiro.
Segundo a marca, uma falha na construção do insulflador do airbag pode ocasionar uma abertura mais forte que o ideal e provocar a desfragmentação do dispositivo. Ou seja, quase 10 mil passageiros correram riscos de ferimentos por pelo menos oito anos sem que a Honda tivesse notado o problema.
Aí fica a questão no ar: quantos problemas potenciais não existem hoje nos modelos que estão rodando por aí? Muitas vezes, nós nos deparamos com um defeito e achamos que é apenas conosco. Sabe-se lá quantas pessoas não passam por isso todos os dias.
Os chassis envolvidos no recall vão de 1Z000001 a 2Z117324 e o telefone para dúvidas é o 0800-7013432.
Tendo em vista que o air-bag tem data de validade de 10 anos, não é mal negócio ter o equipamento trocado…
Mas a questão é boa: imaginem os problemas que não foram identificados…pior ainda: imaginem os que foram identificados e as montadoras fingem que não existem.
Tenho certeza que o que vemos de defeitos nos recalls são apenas a ponta do ice-berg.
Nossa, desse jeito fica difícil escolher um carro sem ter que se preocupar tanto com problemas hoje em dia… Honda e Toyota já estão maculadas pela onda de recalls (pelo menos o fazem, diferente de algumas outras).
Se continuar assim, ou teremos que partir pra marcas mais caras (BMW, Mercedes, Audi e Volvo) ou andar de transporte público, porque tá *oda…
para quem usa carros da honda esse recall nao é uma surpresa, do jeito que eles tratam os clientes, da pra perceber que nao estão nem ligando pra qualidade alguma. Veja o caso do city, foi lançado ha um anos e nao existem peças de reposiçao na rede autorizada, no meu caso, preciso de trocar uma porta e nem a fabrica tem pra atender, o pior é o descaso, a foram como eles atendem, parece que estou ligando pra pedir um favor. Nunca fui tratado com tal descso por um fabricante, e olha que ja tive carros de todos os grandes fabricantes, todos dão problema, a diferença é na hora de resolver os "pepinos". No caso da honda, me senti um indigente, eles me atenderam com uam copia do condigo de defesa do consumidor sob o braço, pra me dizer que legalmente teem 30 dias pra resolver o problema, enquanto isso, fico pagando aluguel de carro pra trabalhar.