A Honda está lançando a 11ª geração do Civic Híbrido no mercado brasileiro, que chega por R$ 244.900, trazendo uma revolução tecnológica e construtiva para o modelo. O novo Civic Híbrido é o resultado de uma visão da marca em criar um automóvel que supere as expectativas dos clientes mais exigentes, oferecendo conforto, qualidade, sofisticação e eficiência.
Com a chegada do Civic Híbrido, produzido na Tailândia, a Honda dá continuidade ao seu plano de eletrificação no mercado brasileiro. O conceito por trás do desenvolvimento do modelo é de unir tecnologia e design para atender às necessidades dos motoristas e passageiros, sem abrir mão da excelência ambiental e segurança.
O Civic Híbrido possui um powertrain inovador com baixos índices de consumo e emissões de CO2, além de sistemas de direção e suspensão refinados para proporcionar uma experiência de condução ainda mais envolvente. Com seus dois motores elétricos de alta eficiência e um motor 2.0 a combustão de ciclo Atkinson, o Civic Híbrido oferece desempenho poderoso com consumo de combustível excepcional.
O Honda Sensing, que equipa o Civic Híbrido, é um sistema de segurança ativa e passiva que melhora a segurança dos motoristas e passageiros. O modelo também traz diversas tecnologias e equipamentos para ampliar o conforto, praticidade e conectividade a bordo, com destaque para o myHonda Connect, que conecta o motorista ao seu carro via aplicativo no smartphone.
Design Elegante e Empolgante
O design do Civic Híbrido foi criado para transmitir eficiência dinâmica e estilo envolvente, com uma carroceria de três volumes bem definidos e uma linha de cintura bem marcada. A ampliação da área envidraçada e o aumento da distância entreeixos dão ao modelo uma aparência moderna e esportiva, enquanto detalhes refinados, como as novas maçanetas e espelhos retrovisores, dão um toque discreto e elegante.
O sistema de tração híbrido e:HEV possui motor elétrico de alta performance – 184 cv e 32,1 kgfm – que trabalha com motor 2.0 a gasolina de 143 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 19,1 kgfm a 4.500 rpm, movido a injeção direta, uma das grandes novidades em relação ao que o Hybrid Accord vem equipado. O segundo motor elétrico atua como gerador de energia para a IPU – Intelligent Power Unit, um conjunto compacto de baterias de íons de lítio localizadas sob o banco traseiro.
Na prática, o sistema e:HEV proporciona, além da redução no consumo de combustível, a aceleração típica dos modelos esportivos. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o consumo é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na rodovia – o nível de eficiência energética é de 1,21 MJ/km.
O novo motor de ciclo Atkinson de 2,0 litros possui um sofisticado sistema de injeção direta de combustível, que usa múltiplos pulsos na câmara de combustão, um processo conhecido como “injeção multiestágio”. O principal benefício está na expansão da faixa estequiométrica de desempenho com um aumento subsequente na eficiência. A alta taxa de compressão, 13,9:1, eleva o motor de combustão interna do Civic Hybrid à condição de padrão mundial de eficiência térmica, da ordem de 41% – valor bem superior à média dos motores de combustão interna a gasolina.
O sistema e:HEV tem três modos de condução – EV Drive, 100% elétrico; Acionamento híbrido, elétrico e de combustão; e Motor Drive, somente a combustão – que se alternam automaticamente em função de fatores como topografia, demanda do acelerador, nível de carga da bateria, etc. Na grande maioria das situações, o Civic Hybrid é movido por um motor elétrico (EV Drive). O Hybrid Drive é ativado quando há aumento da pressão no pedal do acelerador. Em ambas as situações, o motor de combustão interna é acionado para girar o motor do gerador, aumentando a demanda de energia elétrica. O gerenciamento de energia com a PCU (Power Control Unit) controla a alta tensão gerada pela bateria de íons de lítio da IPU.
Finalmente, Engine Drive, um modo no qual a tração é fornecida principalmente pelo motor de combustão interna. Na prática, o Engine Drive é acionado em situações de velocidades maiores e constantes, ou seja, justamente no estado em que os motores a combustão operam em sua zona de máxima eficiência térmica. Quando o motorista exige potência máxima, ao contrário de outros híbridos, o e:HEV funciona no modo híbrido, onde o motor de combustão interna pode funcionar, mas funciona principalmente em conjunto com o gerador para produzir eletricidade para acionar o motor elétrico também. A possibilidade de alternar a tração do carro entre os motores térmico e elétrico para que ambos trabalhem com mais eficiência é um grande diferencial do e:HEV, sistema híbrido exclusivo e altamente eficiente da Honda.
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Independentemente do modo de operação, a frenagem e a desaceleração levam à recuperação de energia, o que aumenta a economia, especialmente em situações de tráfego de para-arranca. A presença da tecla “Drive Mode” no console, logo abaixo das teclas P, R, N e D, permite escolher entre “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”. Em “Sport”, a reação ao pisar no acelerador será mais direta, o que beneficiará a direção esportiva. Em ‘Eco’, a ação do acelerador se concentrará na economia, enquanto em ‘Individual’ parâmetros como resposta do acelerador e sistema de direção podem ser personalizados. O modo “Normal” retorna as configurações ao padrão que pressupõe um equilíbrio entre desempenho e eficiência.
Resta saber se pelo preço pedido o modelo irá se destacar no mercado novamente.
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