Ícone do site BlogAuto

Honda Civic Concept revela futuro sedã mais esportivo

Honda Civic Concept 2016

Para fabricantes consideradas conservadoras, a Toyota e a Honda não costumam surpreender o público com frequência, mas isso tem mudado. Depois que a segunda lançou o New Civic em 2006 e ousou em várias soluções a ponto de roubar clientes de outros segmentos, o mundo não foi mais o mesmo. O problema é que a crise financeira no final da década passada fez essas marcas voltarem à estaca zero. A Toyota nem havia se arriscado muito, mas a Honda resolveu lançar a 9ª geração do Civic preocupada demais com o consumo.

O resultado foi um carro apático, que até nos Estados Unidos foi criticado a ponto de perder a indicação de compra da revista Consumer Digest, espécie de ‘guia Michelin’ de carros por lá. Aqui não foi diferente: o Honda Civic chegou em 2011 e custou para tirar a liderança do Corolla, o que só aconteceu depois que ele ganhou um motor 2.0 e algumas melhorias.

Honda Civic Concept 2016

Agora, com o panorama global mais claro, a Toyota respondeu com o atual Corolla, que nunca havia sido tão ‘esportivo’ em sua longa carreira. Claro, ainda é um sedã mais comportado, porém, longe do carro de tiozão do passado.

Pois a Honda quer fazer ele voltar a ser visto dessa forma. A 10ª geração do Civic apareceu na semana passada, ainda ‘disfarçada’ de Civic Concept no Salão Internacional do Automóvel de Nova York 2015. E o que vemos nas fotos deste post é um carro que quer retomar a imagem de ícone esportivo e moderno.

Honda Civic Concept 2016

‘Ultra-esportivo’

Nas palavras da Honda, o novo Civic, que chegará em setembro oficialmente aos EUA, será ‘ultra-esportivo’. O visual do conceito não deixa a marca mentir. Mostrado na versão cupê, o Civic exibe uma enorme grade que ‘engole’ os faróis que usam apenas LEDs. O para-choque tem formas complexas e LEDs incorporadas que impressionam.

Na lateral, as linhas se destacam nos para-lamas e as enormes rodas dão o toque complementar para destacar o carro dos demais. Reparem no belo detalhe metálico que acompanha o vidro traseira – deve ser um dos pontos diferenciados do Civic. A traseira não fica ‘atrás’: lanternas que se unem na tampa do porta-malas e uma superfície tão rebuscada que mesmo sem o aerofólio haveria esportividade nata no modelo.

A versão ‘civil’ deve, claro, perder parte desse apelo, mas não muito. O novo Civic parece ter nascido muito bem. A parte mecânica, idem. A Honda promete uma linha de motores VTEC turbo com injeção direta, além de uma carroceria mais leve, sistemas de segurança ativa e tudo que se espera dessa categoria. Apenas a escolha da transmissão automática causou um certo ar de desapontamento: segundo a marca, o Civic terá um novo câmbio CVT em vez de um sistema de dupla embreagem.

A pegada esportiva do novo Civic tem a ver com um plano muito mais amplo que começou já na nova geração do Fit. Ter um apelo mais jovem em seus carros e para isso até a volta à Fórmula 1 foi pensada como atrativo – além, é claro, do renascimento do superesportivo NSX.

Honda Civic Concept 2016

Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões

O novo Honda Civic deve pintar no Brasil em 2016 e com uma roupagem mais sofisticada já que aqui ele é um carro de médio porte. Agora, fiquemos à espera do interior do carro, onde a Honda geralmente não decepciona.

Honda Civic Concept 2016

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Honda Civic Concept revela futuro sedã mais esportivo

Sair da versão mobile