A décima geração do Honda Civic, enfim, está entre nós. O novo sedã médio, que agora na verdade é uma espécie de fastback, chega para acirrar ainda mais a briga na categoria, que tem como novidades a nova geração do Chevrolet Cruze, a linha reestilizada do Nissan Sentra, o Volkswagen Jetta com motor 1.4 turbo e em breve o Corolla com novo visual e mais equipamentos.
A novidade chega para repetir o feito do New Civic, lançado há dez anos, que surpreendeu pelo visual e interior futuristas. Entre os destaques está a carroceria com formato diferenciado, agora com um caimento mais forte do teto na parte traseira, esta agora mais volumosa, além do interior com mais tecnologia e, sobretudo, o inédito motor 1.5 litro turbo de até 173 cavalos de potência. No entanto, este novo propulsor é uma exclusividade do topo de linha Touring, que custa “míseros” R$ 124,9 mil. Ou seja, o novo Civic está em um novo patamar, passando a competir até mesmo com o Ford Fusion.
No visual, o Civic 2017 conserva algumas semelhanças com a geração anterior, como as linhas da dianteira, mas com uma pitada de modernização. O modelo se sobressai pela grade cromada (ou preto piano na versão de entrada) em formato de asa, formando conjunto com os novos faróis, que inclusive contam com iluminação totalmente em LED na variante mais cara da linha. Há ainda vincos marcantes nas laterais e um arco suave no teto, que termina nas lanternas traseiras em formato de bumerangue, iluminadas por LED em todas as versões.
Por dentro, o Honda Civic pode desapontar por ter deixado de lado o característico painel de dois andares, que deu lugar a um layout mais convencional. Em contrapartida, o carro recompensa com um acabamento mais esmerado, com direito a materiais macios ao toque, além de oferecer uma série de equipamentos. O espaço interno está mais amplo, em especial para as pernas no banco traseiro (aumento de 27 mm) e no porta-malas, que passou para 525 litros. A marca destaca ainda as colunas “A”, que estão 18,2 mm mais estreitas, melhorando a visibilidade.
O novo Honda está disponível em três versões: Sport, EX EXL e Touring, sendo as três primeiras com o já conhecido 2.0 FlexOne e a quarta com o novo 1.5 Turbo. O primeiro propulsor, aspirado de quatro cilindros, consegue render até 155 cv a 6.300 rpm e 19,5 kgfm a 4.800 rpm, com câmbio manual de seis marchas (apenas para a versão Sport) ou automática do tipo CVT, com sete marchas simuladas que podem ser trocadas por borboletas atrás do volante.
Já o novo 1.5 litro a gasolina de quatro cilindros, dotado de turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura de válvulas (VTC) e válvula wastegate eletrônica, que entrega 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22,4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. Este propulsor é acoplado ao câmbio CVT.
Segundo a marca, os dois motores receberam nota A no Conpet em eficiência energética em sua categoria. Na classificação geral, o Civic 1.5 Turbo ganhou nota A e o Civic 2.0 aspirado teve nota B.
Ainda na mecânica, há suspensão independente com multibraços montados no subchassi traseiro, buchas de suspensão hidráulicas, buchas nas barras estabilizadoras na dianteira e traseira, direção elétrica com duplo pinhão e relação variável (permitindo maior precisão de direção e senso de controle, com apenas 2,2 voltas de batente a batente, contra 3,1 voltas do antigo), aumento da rigidez torcional em 25% e peso reduzido em 22 kg.
Nos equipamentos, o Honda Civic traz de série airbags frontais, laterais e de cortina, freios antitravamento ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controles de estabilidade e tração, sistema de vetorização de torque, luzes diurnas de LED, faróis de neblina, luz de frenagem de emergência, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, aviso de esquecimento dos cintos dianteiros, freio de estacionamento eletrônico, controle de cruzeiro, volante multifuncional, direção elétrica, trio elétrico, ar-condicionado automático, entre outros.
O modelo Sport, de entrada, dispõe de grade frontal em preto piano, rodas aro 17 escurecidas, faróis com projetores, bancos em tecido na cor preta, velocímetro digital com conta-giros analógico e sistema de som com tela de cinco polegadas, Bluetooth, USB e câmera de ré. O modelo CVT agrega, além do câmbio automático de sete marchas, aletas atrás do volante para troca de marcha.
Já o EX dispõe de rodas aro 17 com acabamento diamantado, grade frontal cromada, retrovisores com rebatimento elétrico e repetidores em LED, faróis com acendimento automático, bancos em couro com costuras e velocímetro digital.
A EXL, por sua vez, agrega ar-condicionado automático de duas zonas, sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS, Apple CarPlay, Android Auto, duas portas USB, entrada HDMI e dois tweeters dianteiros e dois traseiros e painel de instrumentos com tela TFT de alta definição.
Por fim, a Touring dispõe do sistema LaneWatch (minimiza os pontos cegos por meio de uma câmera posicionada abaixo do retrovisor direito, reproduzindo as imagens na tela central e oferecendo mais segurança em mudanças de faixa), conjunto ótico dianteiro Full LED (faróis e neblinas), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com ajuste elétrico em oito direções, sensor de chuva, retrovisor interno fotocrômico, teto solar elétrico, e sistema de partida por botão no painel ou pelo controle remoto, que permite, também, a entrada e partida do carro sem a necessidade de acionar a chave. Há ainda painel e guarnição das portas com acabamento em alumínio escovado e as maçanetas externas cromadas.
Confira os preços da nova geração do Civic:
Sport 2.0 MT – R$ 87.900
Sport 2.0 CVT – R$ 94.900
EX 2.0 CVT – R$ 98.400
EXL 2.0 CVT – R$ 105.900
Touring 1.5 Turbo CVT – R$ 124.900
O novo Honda Civic terá pré-venda iniciada no dia 30 de julho e estará disponível nas concessionárias da marca no Brasil a partir do dia 25 de agosto. O sedã será oferecido nas cores Branco Estelar e Preto Cristal (perolizadas), Branco Tafetá (sólida) e Cinza Barium e Prata Platinum (metálicas).
Sempre gostei do Civic, mas desta vez a Honda deu uma derrapada!!! Primeiro colocou o motor 1.5 turbo apenas na versão (caríssima!) de 125 mil reais… Segundo, mesmo nessa versão o carro não é flex!!! Sinceramente achava que o novo Civic tinha chances de destronar o velho vovorolla e até o novo Cruze 1.4 turbo (que tem esse motor em todas as versões e todas flex!), mas acho que me enganei. A Honda deu um bola fora dessa vez…
Tenho um Civic estava esperando o lançamento da 10 geração para troca-lo. Mas considerando que sómente a versão Touring (super cara) terá um propulsor turbo, vou retornar para GM. Além de turbos em todas as versões ótima tecnologia embarcada tem preços muito mais compatíveis e competitivos.